Primeiro dia de inscrições recebe 1,2 mil candidatos

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta segunda-feira (24 de julho) o primeiro dia de inscrições para o Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (Frente de Trabalho). Ao total, 1.250 pessoas fizeram o cadastro para atuar em atividades de limpeza, conservação, manutenção, restauração, entre outras. As inscrições vão até o dia 27 de julho.

A Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, organizadora da ação, ressalta que não é preciso dormir na fila, visto que o critério para a seleção não é a ordem de chegada, mas sim a vulnerabilidade social do candidato, como detalhado no edital. Os interessados podem comparecer ao Ginásio Municipal Marcílio Guerra, no Centro, a partir das 8 horas, munidos de Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de endereço e Certidão de Nascimento dos filhos (se tiver).

Os selecionados terão carga horária semanal de 32 horas, sendo 8 horas diárias, 4 dias por semana, pois um dia é reservado para qualificação profissional ou alfabetização. O bolsa-auxílio será de R$ 592, mais uma cesta básica no valor de R$ 130. 3% do total das vagas disponíveis são direcionadas a pessoas com deficiência. A lista de convocados será divulgada até o dia 15 de agosto nos meios de comunicação, bem como no site da Prefeitura de Ferraz e na sede da Secretaria de Promoção Social.

De acordo com o titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, o primeiro dia foi melhor do que o esperado e ainda terminou no horário previsto. “Nós tivemos uma equipe de 60 pessoas da Prefeitura que organizaram e ofereceram um atendimento rápido à população. Isso fez com que as inscrições terminassem no horário programado, sem tumultos nem desencontros. A expectativa é que os próximos dias sigam esta mesma linha”, afirmou Siqueira.

O Ginásio Municipal Marcílio Guerra está localizado na Rua Jácomo Zanchetta, 77, no Centro.

Requisitos

Para participar, é preciso ter 21 anos completos, ser morador de Ferraz há pelo menos um ano (comprovado por conta de luz, água, telefone ou contrato de locação), estar desempregado há mais de um ano, desde que não seja aposentado, pensionista, não beneficiário da previdência social e não esteja recebendo seguro desemprego ou qualquer outro benefício equivalente. Apenas um candidato por núcleo familiar será permitido.

Ação simultânea

A equipe da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Ferraz, esteve nesse primeiro dia de inscrições aplicando a dose da vacina contra a H1N1 nos candidatos às vagas da Frente de Trabalho. Foram 192 aplicações naqueles que se interessaram e que ainda não tinham se imunizado este ano contra a gripe.

As doses continuarão sendo aplicadas no local até o dia 27 de julho e os ferrazeses que estiverem aguardando para serem atendidos, podem solicitar aplicação da dose, desde que não tenham alergia a ovo.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz