Entrada da Prefeitura de Ferraz recebe escultura

Quem passar a partir de agora pela Prefeitura de Ferraz, na Vila Romanópolis, irá se deparar com a escultura denominada de “Alerta”, logo na entrada do Palácio da Uva Itália. Como já diz o nome, a obra, feita de metal, tem por objetivo fazer um alerta ecológico, que visa a preservação do meio ambiente, bem como fauna e flora, para o aproveitamento do nosso planeta pelas futuras gerações.

Os artistas plásticos José Antônio Ranalli e Eric Baxmann Carrupt, contam que a escultura foi feita exatamente para representar Ferraz em outra ocasião. “Em 2008 nós produzimos esta escultura em bambu e estopa para expor na 2ª Bienal do Alto Tietê. Agora, depois de muito trabalho e mais de um mês de produção, é um alívio que ela esteja exposta aqui na frente da Prefeitura”, afirma Carrupt.

A obra é composta por três peças: um tronco, um homem e uma mulher grávida. Já sobre o significado, Ranalli explica sobre cada detalhe. “O tronco tem vários desenhos, desde baixo até em cima, o que simboliza a evolução do nosso planeta e que demoramos para chegar onde estamos hoje. O homem está com um machado na mão, o que mostra que estamos destruindo nosso planeta de certa forma. Atrás, a mulher grávida, que inclusive é possível ver a criança dentro de sua barriga, pede para que o homem não continue com essa destruição, para que as próximas gerações possam ser salvas”, destacou.

Vale ressaltar que, no processo de produção, além dos artistas terem tido a orientação de outros profissionais da área para que o trabalho fosse ainda mais refinado, eles também puderam contar com o apoio de amigos e da família.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está localizada na Rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz