Ferraz forma 2ª turma do curso de Solda Básica

A Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta segunda-feira (31 de julho) a formatura da segunda turma do curso de Soldador Básico, ministrado na carreta do Via Rápida Emprego, instalada no Centro. A cidade ganhou mais 60 soldadores, que levaram os certificados para casa após a cerimônia que ocorreu no Paço Municipal com a presença do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta.

Do dia 29 de junho ao dia 26 de julho, os alunos cumpriram 100 horas de aula no equipamento, sendo capacitados para realizar processos de soldagem, corte de peças e ligas metálicas, cuidados com os equipamentos, providenciando acessórios consumíveis e placas a serem soldadas, aplicando também estritas normas de segurança, organização e preservação do meio ambiente. O objetivo foi formar profissionais para atuarem como empregados na indústria ou autônomos. As aulas, ministradas por professores do Centro Paula Souza, foram expositivas, dinâmicas e incluíram debates, atividades práticas, visitas técnicas, palestras e utilização de laboratórios.

No evento realizado pelo Departamento de Cerimonial e Relações Públicas (Decerp), da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o prefeito Zé Biruta contou que a partir da sua experiência de vida, já viu em muitas oportunidades que o soldador em qualquer obra, linha de montagem ou produção, é essencial, sendo assim, o curso, é uma ótima escolha dos alunos. “Ser soldador é um diferencial em qualquer lugar que vocês forem trabalhar. É um profissional valorizado e que se tornou indispensável em muitas áreas. Quero parabenizar vocês pela conquista e desejar muito sucesso”, finalizou o chefe do Executivo.

O titular da Indústria e Comércio, Pedro Elias Bou Assi, ressaltou o esforço da administração, bem como do Governo do Estado, para que a carreta permanecesse por mais tempo na cidade, assim garantindo a formação da segunda turma do curso. “Conseguimos prolongar o tempo da carreta aqui, por isso hoje temos mais uma turma. Essa ação também estreita os laços do governo Zé Biruta com o Governo Estadual, o que já garantiu mais cursos aqui na cidade, como o de Manicure e Pedicure e o de Eletricista Instalador Residencial. Estamos hoje, agregando valores definitivos na vida de cada formando aqui”, destacou Bou Assi.

O coordenador do Centro Paula Souza, Sebastião Santana, disse estar satisfeito com o trabalho realizado em Ferraz e garantiu que a vinda de mais cursos para a cidade já é uma realidade. “Nós temos visitado alguns lugares na cidade para identificar os equipamentos públicos que podem receber mais cursos do Via Rápida e nós já achamos. É importante sempre incentivar a capacitação profissional. Também por isso, quero parabenizar e agradecer o prefeito Zé Biruta e a Secretaria de Indústria e Comércio que nos deram todo apoio necessário para a realização deste trabalho”, afirmou.

Além da entrega dos certificados aos recém-formados, os estudantes também já mostraram os conhecimentos adquiridos e entregaram um presente confeccionado por eles próprios, ao prefeito da cidade.

Também estavam presentes na formatura o presidente do Conselho de Segurança Comunitário (Conseg), Kléber Leite Siqueira, o coordenador do Departamento de Agricultura e Abastecimento, Vagner Vallet, a secretária municipal de Fazenda, Silvana Francinete Silva, e representando o Poder Legislativo os vereadores Hodirlei Martins Pereira e Lairton Dantas Pessoa.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz