Vacinação contra a raiva continua em Ferraz

Como uma das estratégias adotadas para atingir a meta de vacinação antirrábica, a Divisão de Controle de Zoonoses de Ferraz de Vasconcelos realizará a aplicação da dose novamente em alguns pontos, até o dia 2 de setembro. A partir da próxima semana, apenas a área rural da cidade receberia a vacinação, mas o munícipe da área urbana que ainda não levou seu animal de estimação para vacinar, poderá procurar por estes postos a partir da próxima quarta-feira (30 de agosto).

Para quem quiser aproveitar, as doses estarão sendo aplicadas também neste sábado (26 de agosto), das 9 às 15 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prefeito Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann (Avenida Imperial, no Jardim Ipanema) e na sede do Departamento de Zoonoses (Rua Jácomo Zanchetta, 273, no Sítio Paredão).

A meta é que 15 mil animais sejam imunizados. Até agora, 5,4 mil cães e 1,6 mil gatos foram vacinados e mais estratégias serão planejadas para que a meta seja atingida até o final da campanha 2017, que de acordo com a Zoonoses, tem ocorrido sem nenhuma intercorrência, exceto pela chuva que atrapalhou o desempenho de alguns pontos, por isso estes oferecerão de novo a dose.

Vale ressaltar que a vacinação é de grande importância não só para a vida do animal, mas também para o ser humano. A aplicação é gratuita.

Requisitos

É preciso que o animal tenha mais de três meses de idade e seja contido pelo dono na hora da aplicação, por isso devem ser levados ao posto volante por adultos. Também é recomendado apresentar a carteirinha de vacinação do cão ou gato, mas aos que não tiverem, a aplicação não será barrada e o comprovante da imunização será disponibilizado da mesma forma. As doses não serão liberadas para que o proprietário leve para casa, pois somente os profissionais da Divisão de Controle de Zoonoses da Prefeitura devem realizar a aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o animal deve estar com coleira e guia, e os mais agressivos devem chegar ao posto de vacinação já com focinheira.

Confira abaixo a programação:

Das 9 às 15 horas
Posto 1 – EMEF Helmuth Hans H.L. Baxmann, Avenida Imperial, Jardim Ipanema
Posto 2 – Vigilância em Saúde/Divisão de Controle de Zoonoses, Rua Jácomo Zanchetta 273, Sítio Paredão

Dia 30 de Agosto
Posto 1 – EMEF Alfredo Froes Neto
Posto 2 – Ginásio Paulo José da Cruz
Posto 1 – E.E. Dr José Eduardo Raduam
Posto 2 – E.E Mario Manoel Aquino

Dia 31 de Agosto
Posto 1 – E.E. Juracy Cruz
Posto 2 – UBS Antonio Nhãn (antiga)