Ferraz promove “1ª Conferência do Programa de Controle de Tabaco”

Para comemorar os 10 anos da implantação do Programa de Controle de Tabaco em Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (1º de setembro), a “1ª Conferência do Programa de Controle de Tabaco” do município. A iniciativa reuniu 70 participantes e contou com palestras e troca de experiências entre os presentes.

Na ocasião, foram ministradas explanações sobre o histórico e a importância do Programa na cidade, os malefícios do cigarro para a saúde bucal, a importância da abordagem cognitivo comportamental no tratamento do tabagismo, bem como a importância da lei antifumo e tabagismo passivo.

Nesta primeira conferência, organizada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Caps AD), estavam presentes servidores da Saúde, Educação, Promoção e Desenvolvimento Social ferrazense, representantes da Coordenação Estadual da Vigilância Sanitária e da Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabaco (Cratod), além do diretor técnico do Hospital Regional ”Dr. Osíris Florindo Coelho”, Vanderlei Almeida Rosa, e profissionais de outras cidade do Alto Tietê.

De acordo com o secretário de Saúde, Marco Aurélio Feitosa, que fez a abertura do evento, o encontro foi proveitoso e serviu de exemplo tanto para a cidade como para outros municípios. “Apesar de todas as dificuldades pelas quais Ferraz está passando, estamos comemorando 10 anos deste Programa tão importante. Tabagismo é um assunto sério e merece ser discutido”, concluiu o titular.

O Programa

Ferraz possui dois pólos para o tratamento de combate ao fumo: o Caps AD e o Hospital Regional “Dr. Osiris Florindo Coelho”. Em comemoração aos 10 anos de Programa na cidade, a partir de setembro é previsto a abertura de outro polo para o tratamento no Centro de Especialidades Médicas, na Vila Romanópolis.

A inauguração do polo será realizada por meio de um mutirão, que consiste em chamar cerca de cem pessoas, que já estão com o nome na lista de espera para o tratamento, para iniciarem a participação no programa, que segundo a coordenadora de Saúde Mental da cidade, Gabriela Kulcsar, tem grande adesão no município.

Para fazer parte do programa, o munícipe deve ligar no telefone do Caps AD e informar nome, telefone e endereço. A equipe do Programa de Tabaco direcionará para um dos dois pólos. O tratamento é gratuito e os requisitos para fazer parte do Programa é ser morador de Ferraz e ter idade mínima de 18 anos.
O Caps AD fica na rua Lutécia, 80, no Jardim Dayse e atende pelo 4679-4624.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz