Ferraz promove “1ª Conferência do Programa de Controle de Tabaco”

Ferraz promove “1ª Conferência do Programa de Controle de Tabaco”

Para comemorar os 10 anos da implantação do Programa de Controle de Tabaco em Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (1º de setembro), a “1ª Conferência do Programa de Controle de Tabaco” do município. A iniciativa reuniu 70 participantes e contou com palestras e troca de experiências entre os presentes.

Na ocasião, foram ministradas explanações sobre o histórico e a importância do Programa na cidade, os malefícios do cigarro para a saúde bucal, a importância da abordagem cognitivo comportamental no tratamento do tabagismo, bem como a importância da lei antifumo e tabagismo passivo.

Nesta primeira conferência, organizada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Caps AD), estavam presentes servidores da Saúde, Educação, Promoção e Desenvolvimento Social ferrazense, representantes da Coordenação Estadual da Vigilância Sanitária e da Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabaco (Cratod), além do diretor técnico do Hospital Regional ”Dr. Osíris Florindo Coelho”, Vanderlei Almeida Rosa, e profissionais de outras cidade do Alto Tietê.

De acordo com o secretário de Saúde, Marco Aurélio Feitosa, que fez a abertura do evento, o encontro foi proveitoso e serviu de exemplo tanto para a cidade como para outros municípios. “Apesar de todas as dificuldades pelas quais Ferraz está passando, estamos comemorando 10 anos deste Programa tão importante. Tabagismo é um assunto sério e merece ser discutido”, concluiu o titular.

O Programa

Ferraz possui dois pólos para o tratamento de combate ao fumo: o Caps AD e o Hospital Regional “Dr. Osiris Florindo Coelho”. Em comemoração aos 10 anos de Programa na cidade, a partir de setembro é previsto a abertura de outro polo para o tratamento no Centro de Especialidades Médicas, na Vila Romanópolis.

A inauguração do polo será realizada por meio de um mutirão, que consiste em chamar cerca de cem pessoas, que já estão com o nome na lista de espera para o tratamento, para iniciarem a participação no programa, que segundo a coordenadora de Saúde Mental da cidade, Gabriela Kulcsar, tem grande adesão no município.

Para fazer parte do programa, o munícipe deve ligar no telefone do Caps AD e informar nome, telefone e endereço. A equipe do Programa de Tabaco direcionará para um dos dois pólos. O tratamento é gratuito e os requisitos para fazer parte do Programa é ser morador de Ferraz e ter idade mínima de 18 anos.
O Caps AD fica na rua Lutécia, 80, no Jardim Dayse e atende pelo 4679-4624.

TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz