Prova do Encceja será aplicada dia 22 de outubro em Ferraz

Prova do Encceja será aplicada dia 22 de outubro em Ferraz

Ferraz de Vasconcelos será uma das 564 cidades que irá oferecer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame, que seria aplicado no dia 8 de outubro, teve a data alterada para dia 22 de outubro. A certificação é ofertada para jovens e adultos residentes no exterior e no Brasil que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

A data foi alterada devido a questões de organização dos diversos cronogramas dos exames e avaliações, como informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio de ofício circular.

Até o ano passado, o Encceja era oferecido somente aos brasileiros residentes no exterior e a certificação para moradores do Brasil era realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Já o certificado apenas do Ensino Fundamental encontrava-se suspenso desde 2014.

As inscrições para a prova deste ano foram realizadas no período de 8 a 18 de agosto pelo site do próprio Encceja.

No exame para adquirir o certificado do Ensino Fundamental é exigido competências em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, uma proposta de Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Já para a certificação do Ensino Médio é pedido conhecimento em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, uma proposta de Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional, disponível no Anexo do edital do exame.

TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Secom Ferraz