Ferraz dá início as atividades do Pnaic

Ferraz de Vasconcelos deu início nesta terça-feira (12 de setembro) a mais um ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) 2017. A solenidade de abertura ocorreu no anfiteatro do Paço Municipal, na Vila Romanópolis, e contou com a presença de mais de 80 professores da rede municipal de ensino.

O encontrou objetivou a formação de docentes da educação infantil, que é uma novidade desta edição do Pnaic, e professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I, além dos coordenadores de escolas municipais e professores do Novo Mais Educação. Em todo o ciclo, serão envolvidos aproximadamente 250 pessoas, entre educadores e servidores da Secretaria Municipal de Educação, visando qualificar esses profissionais para planejar ações pedagógicas para o progresso da aprendizagem de cada aluno.

Para abrir o evento, a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, ressaltou a importância do papel do professor na vida da criança, além de reforçar alguns aspectos que o docente deve levar em conta na hora de ensinar. “O professor alfabetizador desperta no aluno a vontade de seguir uma carreira e ainda auxilia na formação do caráter do cidadão. Se ensinado com amor, esta criança tem tudo para se dar bem lá fora. Nossa função é conduzir nosso alunos ao caminho do conhecimento e vê-los se vislumbrar com o mundo das letras”, disse a secretária Valéria Kovac.

Na oportunidade, depois de uma apresentação musical dos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Professora Nurimar Martins Hiar, a coordenadora local do Pacto, Rosimeire Simões Alves, apresentou a estrutura do programa, bem como a organização das horas que deverão ser cumpridas, a disposição de oficinas, bem como as temáticas que serão trabalhadas nos próximos encontros, que devem ser finalizados até dezembro de acordo com a calendário da Secretaria Municipal de Educação.

Vale ressaltar que no final das formações, os professores recebem um certificado e a pasta realiza o acompanhamento das atividades desenvolvidas na sala de aula, fiscalizando se o que foi aprendido nas capacitações está sendo repassado aos alunos. Outro ponto que se destaca é que desde sua implantação em 2013, o Pacto tem dado bons resultados para Ferraz, conclusão que pode ser observada pelos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na ocasião, também estavam presentes a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Sheila Ramos, e o vereador Renato Ramos de Souza.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz