Ferraz inicia série de capacitação para professores

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos deu início nesta semana ao ciclo de capacitação “Ações Inclusivas”, que tem por objetivo realizar estudos de casos que acontecem dentro das unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando criar estratégias de inclusão e mudança de hábitos escolares frente ao aluno com deficiência.

Os encontros foram realizados na Escola Municipal de Educação Especial (Emee) Monteiro Lobato, no Jardim Pérola, e contaram com a participação de aproximadamente 100 educadores de 20 unidades escolares municipais. Para formar, sete profissionais da Educação ferrazense ofereceram espaços de diálogos para apoiar as equipes de cada escola no desenvolvimento das estratégias pedagógicas inclusivas voltadas ao atendimento com qualidade dos estudantes com e sem deficiência, visando estabelecer ações colaborativas entre os atores envolvidos no processo de crescimento dos alunos com deficiência para promover práticas educacionais inclusivas.

As formadoras da Secretaria de Educação estão atuando nessas capacitações como multiplicadoras, visto que o conteúdo que está sendo passado foi aprendido por elas em 2016 nas formações em um instituto especializado em educação especial, na capital de São Paulo, que inclusive realiza o monitoramento das capacitações via internet, acompanhando e dando apoio às formadoras de Ferraz na hora de repassar o conteúdo.

A titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, ressalta qual é a importância dessa ação. “É essencial repensar nas nossas atitudes enquanto educadores, pois devemos ver o aluno primeiro, para depois ver sua deficiência, priorizando assim, a pessoa. Nosso objetivo é propor ações colaborativas para criar possiblidades de desenvolvimento, socialização e garantir o direito de educação de qualidade a todos”, destacou.
A próxima semana de formações será realizada em outubro, continuando os estudos dos casos já apresentados, e em dezembro, ocorrerá o encontro de encerramento do ciclo.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz