Ferraz constitui comissão para fiscalizar o Pnae

Ferraz constitui comissão para fiscalizar o Pnae

Nesta quarta-feira (9 de setembro) o Departamento de Agricultura e Abastecimento de Ferraz promoveu a formação da comissão fiscalizadora da compra de alimentos que irá abastecer o Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae) da cidade. A verba para isso vem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e 30% dela deve ser investida na compra de produtores locais, justamente o que a comissão fiscalizará.

No encontro ocorrido no próprio Cedae, cinco pessoas foram escolhidas para formar a comissão, bem como designados cada cargo. De acordo com o diretor de Agricultura da cidade e membro da comissão, Vagner Vallet, o acompanhamento começa desde a abertura do chamamento público até a compra e armazenamento de cada insumo.

Ferraz possui cinco produtores locais, que têm como foco a produção de hortaliças. Os alimentos que não puderem ser comprados na cidade, podem ser adquiridos com produtores rurais da região.

Ainda segundo o diretor Vagner, é a primeira vez que essa comissão é constituída, sendo um marco no governo do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. “Temos a liberdade de formar essa comissão para que os 30% de fato sejam aplicados. Isso traz fomento na economia local, valoriza o produtor rural e ainda cumpre a legislação em vigor”, afirma Vallet.

TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Secom Ferraz