Ferraz promove atividade em alusão à Semana da Mobilidade

Com o objetivo de conscientizar os motoristas e pedestres, e dar ênfase ao respeito ao próximo dentro do trânsito, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos promove até o dia 28 de setembro várias atividades em alusão à Semana da Mobilidade 2017. A iniciativa, que envolve 40 funcionários da pasta, percorrerá as escolas municipais, bem como várias ruas do centro da cidade.

Dentre as ações que serão desenvolvidas durante os próximos dias, está a orientação para aproximadamente 800 crianças da rede municipal de ensino sobre segurança no trânsito. O aprendizado será realizado nos períodos da manhã e da tarde em um circuito montado no Paço Municipal, na Vila Romanópolis. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o responsável pelo Departamento de Orientação e Educação no Trânsito de Ferraz, Donizete Martins, ensinará diversas lições aos alunos de 3 a 6 anos de idade.

“Além da noção de atravessar a rua, vamos orientá-los também no trânsito de modo que eles possam auxiliar seus pais no volante, que podem estar acostumados com práticas que não são ideais quando se está circulando. A criança estar atenta aos detalhes causa sensibilidade nos pais, chamando a atenção deles”, explica Martins, que também ressalta que as ações nas escolas continuam após o dia 28.

Paralelo a isso, panfletagens e orientações estarão sendo feitas aos motoristas e pedestres que estiverem passando pelas ruas e praças do centro da cidade, nas regiões da Avenida Brasil e da Rua Godofredo Ozório Novaes. O titular do Transporte em Ferraz, Antônio Carlos Alves Correia, destaca que especificamente nesta ação, o objetivo é conscientizar os motoristas sobre o respeito com as vagas para idosos e pessoas com deficiência, autuação que tem um número significativo na cidade.

“Queremos orientar sobre o respeito e cidadania em todos os meio de transporte, seja ele carro, trem, ônibus, bicicleta, skate, além do pedestre, mas em Ferraz temos um número expressivo de problemas com motoristas que não respeitam as vagas para idosos e deficientes, por isso queremos orientar nesse sentido, para que não haja abuso e descumprimento da lei. Lembrando que estas duas autuações, além de resultarem em multa, rendem sete pontos na carteira. Não somos uma administração de punição, mas sim de correção e orientação”, afirma o secretário.

Ainda segundo Correia, outra preocupação é com a orientação para ciclistas, skatistas e motociclistas, que devem usar equipamentos como capacete, roupas adequadas e adesivos para ter maior segurança no trânsito, principalmente durante à noite. “O foco é conscientizar sobre o respeito um com os outros no trânsito, o que inclui respeitar a lei de forma a estar equipado com tudo que é exigido por ela”, ressalta o titular.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz