Banco do Povo começa a funcionar em Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos reinaugurou na manhã desta quarta-feira (4 de outubro) a unidade do Banco do Povo Paulista (BPP), equipamento que possibilita empréstimos de R$ 200 a R$ 20 mil para empreendedores da cidade. Em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, o Banco do Povo de Ferraz está localizado dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, na Vila Romanópolis.

Na solenidade, o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, fez questão de ressaltar a importância desse instrumento na cidade, além de parabenizar a equipe da pasta de Desenvolvimento Econômico. “A gente tem muitos problemas em Ferraz, mas mesmo assim conseguimos trazer o Banco do Povo de novo e vamos trazer mais coisas, podem ter certeza. Vamos levar a cidade para o caminho certo, mas para isso um passo de cada vez tem que ser dado. Quero parabenizar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico por não ter medido esforços para que essa conquista fosse real”, afirmou o chefe do Executivo.

O titular da pasta, Pedro Elias Bou Assi, explicou que a vinda do Banco para Ferraz é resultado do esforço e trabalho sério da equipe e destacou que também só foi possível pela credibilidade da gestão. “Estamos fazendo tudo em prol do cidadão, partindo do trabalho sério e da transparência, que são alguns dos pilares dessa gestão, trazendo credibilidade à administração municipal. Ao munícipe digo que é hora de pedir emprestado para alavancar o negócio. O Banco do Povo traz a melhorar da qualidade de vida do ferrazense e ainda o fomento da economia local”, disse.

Ainda na ocasião estavam presentes o diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Marcos Wolff, o coordenador dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Alto Tietê, Geraldo de Oliveira, o diretor de Agricultura de Ferraz, Vagner Vallet, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIFV) da cidade, Daniel Balke, além do secretário municipal de Administração Décio Martins, e os vereadores Eliel de Souza, Hodirlei Martins Pereira, Antônio Marcos Atanázio e Pedro Paulo de Almeida, bem como funcionários do Paço Municipal.

Banco do Povo

Com o objetivo de oferecer apoio ao empreendedor formalizado e não formalizado, o Banco do Povo oferece empréstimo de R$ 200 a R$ 20 mil, que podem ser pagos em até 36 meses, com carência de até 90 dias. A taxa de juros é de 0,35 ao mês.

Para adquirir o financiamento, o munícipe deve desenvolver atividade produtiva formal ou informal na cidade. Se for pessoa física, deve residir ou ter negócio em Ferraz há mais de dois anos e ter faturamento bruto de até R$ 360 mil ao ano. O solicitante não pode ter restrições cadastrais, assim como o avalista, que é uma espécie de fiador e que deve comparecer com o empreendedor na hora de requerer o empréstimo.

Podem ser financiados a abertura e regularização de empresas, a compra de mercadorias e matérias-primas, compra e conserto de máquinas e equipamentos, bem como automóveis e motocicletas, além da compra de animais e insumos agrícolas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ferraz está localizada na Rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis e atende pelo 4674-7824 ou 4674-7843.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz