Ferraz realiza abertura da “14ª Olimpíada Estudantil”

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizou na tarde desta quarta-feira (11 de outubro) a abertura da “14ª Olimpíada Estudantil – 2017”. A solenidade ocorreu no Ginásio Municipal Marcílio Guerra, no Centro, e contou com apresentações culturais, desfile das escolas e com a presença de autoridades do município. As competições reunirão mais de três mil alunos e ocorrerão entre 16 e 28 de outubro.

Ao todo, 33 escolas estão participando das Olimpíadas, que englobam as modalidades de Basquetebol, Damas, Futebol, Bocha, Futsal, Handebol, Queimada, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez. Os jogos possuem times masculinos e femininos e estão divididos nas categorias A (alunos de 11 a 14 anos), B (alunos de 15 a 18 anos) e C (alunos de 6 a 10 anos).

Para iniciar a cerimônia, conduzida pelo Departamento de Cerimonial da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), a orquestra “Oiaeu” realizou uma apresentação musical. Em seguida, as delegações das escolas participantes adentraram ao ginásio municipal com suas respectivas placas com os nomes das unidades.

A primeira escola a desfilar foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Abílio Secundino Leite e a última foi o Núcleo Educacional Ferrazense. Na continuação da solenidade, ocorreu a entrada das bandeiras de São Paulo, do Brasil e de Ferraz de Vasconcelos.

Em seu discurso, o prefeito de Ferraz, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, idealizador deste evento na cidade, salientou que o objetivo das Olimpíadas é incentivar o desenvolvimento do esporte nas escolas de Ferraz. “Quero parabenizar todos os participantes por este belo evento e dizer que nessa semana fomos privilegiados, pois temos o aniversário da cidade, Dia das Crianças e o Dia do Professor, por isso não poderíamos deixar passar em branco. A Olimpíada por si só é uma grande festa onde os alunos podem interagir entre si e ainda praticarem esportes, por isso nosso sentimento é de alegria e satisfação”, afirmou o chefe do Executivo.

Além de outras apresentações culturais que vieram em seguida, os presentes puderam observar a tocha símbolo desses jogos, sendo acessa e os estudantes fazendo o juramento do atleta. Para encerrar, o prefeito Zé Biruta deu oficialmente como aberta a “14° Olimpíada Estudantil” de Ferraz. “Desejando boa sorte a todos os jovens atletas desta cidade, que farão deste evento esportivo, um acontecimento de paz, harmonia e respeito, declaro aberta a ’14ª Olimpíada Estudantil ‘ de Ferraz de Vasconcelos.

Na ocasião, também estavam presentes os secretários municipais Francisco Pereira de Brito (Esportes), Valeria Eloy da Silva Kovac (Educação), Pedro Elias Bou Assi (Desenvolvimento Econômico e Agropecuário), Rodrigo de Freitas Sequeira (Promoção e Desenvolvimento Social), a dirigente regional de Ensino de Suzano, Vera Lúcia Miranda, além dos vereadores Hodirlei Martins, Alexandre Barbosa dos Santos, Cláudio Squizato, Renato Ramos de Souza, Antônio Marcos Atanázio, Eliel de Souza e Pedro Paulo de Almeida, bem como as equipes das secretarias municipais de Educação e Esporte.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz