Ações marcam o Outubro Rosa em Ferraz

Ações marcam o Outubro Rosa em Ferraz

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos continua realizando a Campanha do “Outubro Rosa “em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. Outros equipamentos públicos também estão trabalhando, desde o dia 2 deste mês, no sentido da prevenção e promoção da saúde da mulher.

Até o dia 20 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Caps AD) e o Ambulatório de Saúde Mental, estarão promovendo a “Semana Rosa”, onde todos os serviços que estão sendo oferecidos nas UBS’s estarão disponíveis aos usuários desses locais e população dos respectivos bairros.

Ainda como ponto de destaque da Campanha, será realizada a “1ª Caminhada do bairro Vila Jamil”. A ação consistirá em uma caminhada dos moradores do bairro e dos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ferraz, que partirá de frente da unidade escolar e irá até a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Antônio Gianett Neto”, e ainda contará com grupos de conversa e orientações de saúde durante o percurso.

O Centro Municipal de Fisioterapia, o Centro de Especialidades Médicas e o Mais Mulher também estão oferecendo serviços direcionados às mulheres.

Serviços do Outubro Rosa

Até o dia 31 de outubro, as ferrazenses poderão encontrar em todas as UBS’s da cidade grupos de conversa e orientação (com psicólogos e assistentes sociais), oficinas alusivas ao tema, palestras, testes rápido de Sífilis e HIV de livre demanda, entre outras atividades que dependem do cronograma e planejamento de cada unidade de saúde e que atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento da procura por testes e orientações já tem sido notado nos 15 primeiros dias de Campanha. “Os serviços que estamos oferecendo neste mês sempre estão disponíveis na rede, o que muda é a maior divulgação e intensificação. A movimentação tem sido positiva”, disse a coordenadora da Rede de Crônicos da pasta, Kelly Cordeiro.

Na abertura da Campanha, realizada no dia 2, no Paço Municipal, o titular da Saúde, Marco Aurélio Feitosa, salientou qual o objetivo da Campanha e o que é esperado dela. “Queremos promover a prevenção e atender o maior número de mulheres possível. Não queremos contabilizar os tratamento de câncer, por exemplo, no município, mas sim saber que o número não aumentou ou diminuiu porque as ferrazenses procuraram e tiveram orientação”, afirmou Feitosa.

Doação de lenços

Em Ferraz, também faz parte do “Outubro Rosa” a arrecadação de lenços. No encerramento da Campanha, que será realizado no dia 7 de novembro, na Prefeitura, todos os lenços arrecadados durante o mês de outubro serão doados a uma instituição que cuida de mulheres que estão em fase de tratamento de câncer.

Os lenços podem ser doados nas UBS’s e equipamentos públicos que estão participando da iniciativa. Vale ressaltar que é a primeira vez que a Secretaria de Saúde promove esta ação.

TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz