Ferraz promove “4º Sarau de Saúde Mental do Alto Tietê”

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta sexta-feira (27 de outubro) o “4º Sarau da Saúde Mental do Alto Tietê”. Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o encontro também serviu como forma de ajudar as pessoas a entender melhor as dificuldades pelas quais passam os portadores de doenças ou transtornos mentais, além de promover a desconstrução de preconceitos em relação a essas pessoas.

Na oportunidade, que reuniu aproximadamente 200 pessoas, os presentes puderam apreciar apresentações musicais, inclusive de corais das outras cidades, roda de capoeira, dança, teatro e ainda participar de uma roda de conversa sobre a história da saúde mental. Na ocasião, também marcaram presença representantes da saúde mental de Guararema, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. O encontro foi direcionado aos pacientes da saúde mental da região, mas com a participação dos profissionais.

De acordo com o titular da Saúde ferrazense, Marco Aurélio Feitosa, foi um evento produtivo e que com certeza veio para mudar alguns dos pensamentos da população no geral. “É nítido que os pacientes aproveitaram essa oportunidade de socializar e interagir uns com os outros. São encontros como esse, apoiados pelo prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), que trazem uma maior visibilidade das questões de saúde mental na cidade”, afirmou Feitosa.

A coordenadora de Saúde Mental de Ferraz, Gabriela Kulcsar, além de ressaltar a importância desse evento, agradeceu a todos os envolvidos. “Com um encontro como esse, nós damos a devida importância aos pacientes e ao tratamento pelo qual eles passam, conscientizando a sociedade. Gostaria de agradecer ao Rotary, que nos cederam o espaço, e ao Fórum de Saúde Mental do Alto Tietê que organizou este evento”, concluiu.

Outubro Rosa

As ações do Outubro Rosa continuam acontecendo em Ferraz e esta semana foi a vez da equipe odontológica do município realizar palestras e orientações aos munícipes no Mais Mulher, no Sítio Paredão. Na oportunidade, as presentes puderam saber um pouco mais sobre o câncer de boca e ainda as formas de prevenção. Também no encontro, foi ensinado às ferrazenses como o autoexame pode ser feito, além das formas de tratamento da doença.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz