Câncer bucal é tema de roda de conversa em Ferraz

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta quarta-feira (1º de novembro) uma roda de conversa com profissionais da rede municipal sobre casos de câncer de boca diagnosticados na cidade. A iniciativa deu início a uma série de ações, determinadas pelo prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, relacionadas à saúde masculina, visando o Novembro Azul e a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal.

No encontro, além de dentistas, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede básica, também participaram da discussão profissionais da Atenção Secundária. Os casos foram apresentados e debatidos de forma que o objetivo foi trazer o alerta sobre o aumento da incidência desse tipo de câncer, promovendo e incentivando a busca ativa de casos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e com isso, aumentar o percentual de cura, reduzindo os danos causados.

Segundo o coordenador de saúde bucal de Ferraz, Ederson Rizzo, é melhor prevenir do que remediar. “Quanto mais cedo diagnosticarmos o câncer bucal, mais rápido poderemos cuidar e evitar maiores danos. Por isso estamos incentivando nossos profissionais para a busca ativa da doença nas UBS’s, aumentando a chance de cura do paciente”, finalizou Rizzo.

Novembro Azul

No dia 7 de novembro, a Secretaria de Saúde de Ferraz realizará o lançamento oficial do Novembro Azul, encerrando o Outubro Rosa. O evento ocorrerá no anfiteatro do Paço Municipal, na Vila Romanópolis, às 14 horas, onde será apresentado o conjunto de ações alusivas ao tema.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz