Ferraz encerra Outubro Rosa e inicia atividades do Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos encerrou oficialmente a Campanha Outubro Rosa nesta terça-feira (7 de novembro) e deu início ao Novembro Azul. Em evento realizado no Paço Municipal, na Vila Romanópolis, as autoridades e demais presentes puderam acompanhar um balanço do Outubro Rosa, uma palestra motivacional sobre a superação do câncer de mama e ainda a programação para o Novembro Azul.

Para dar início aos trabalhos, fotos da Campanha Outubro Rosa foram apresentadas ao convidados, salientando o trabalho que foi realizado neste mês e ainda dando ênfase a arrecadação de lenços, realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ferraz pela primeira vez. No total, foram doados 569 lenços, estes, repassados ao um projeto que cuida de mulheres que estão em tratamento do câncer de mama. A idealizadora da iniciativa, Frantiesca Valente, deu uma pequena palestra sobre a importância de se identificar as doenças da mulher mais cedo, para que a cura seja mais rápida, além de falar um pouco sobre o projeto e de como os lenços farão diferença na vida das mulheres que participam dele.

Ainda na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Feitosa, agradeceu o empenho de toda a equipe na Secretaria e de cada UBS, e ainda falou da expectativa para o Novembro Azul. “O Outubro Rosa superou o que tínhamos planejado e atingiu seu objetivo, que era promover a conscientização e prevenção da saúde feminina, principalmente do câncer de mama. Realizamos palestras, exames, orientações e seguiremos a mesma linha para o Novembro Azul. Nossa alvo é acabar com o preconceito do homem ir procurar o médico, de fazer exames, seja ele de qual tipo for, e promover também a conscientização. Quero agradecer minha equipe por todo empenho e dizer que apesar de todas as dificuldades, o trabalho não tem parado, e se depender da força de vontade desta equipe, só temos a avançar”, afirmou Feitosa.

Já o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, além de também salientar o trabalho da Saúde, falou sobre a importância da prevenção das doenças do homem. “A gente sempre pensa que só vai acontecer com o ‘vizinho’ e não com a gente, mas já que as mulheres já passaram pelo mês delas, que foi muito produtivo, agora é a vez de incentivar os homens a também fazerem sua parte. Que essa energia e vontade que tomou o Outubro Rosa se estenda ao Novembro Azul para que possamos colher bons resultados”, concluiu o chefe do Executivo.

Também na oportunidade, as UBS’s que mais arrecadaram lenços foram premiadas e ainda houve corte de cabelo para doação a um instituto de perucas. Dados sobre doenças nos homens também foram apresentados e a programação para o Novembro Azul entregue aos gerentes de cada unidade.

Estavam presentes o secretário de Promoção e Desenvolvimento Social, Rodrigo de Freitas Siqueira, o chefe de gabinete, Fernando Felippe, e as equipes das secretárias de Saúde, Promoção e Educação, bem como servidores da Prefeitura e representantes de conselhos municipais.

Novembro Azul

Apesar de acontecerem durante todo o ano, os exames e ações direcionadas ao homem serão intensificados no mês de novembro, assim como aconteceu no Outubro Rosa para as mulheres. Especialmente no próximo dia 25 (sábado), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Ferraz estará aberto das 8 às 16 horas oferecendo serviço somente para homens. Serão 90 vagas e os interessados podem procurar mais informações em sua Unidade Básica de referência.

Ainda no dia, haverá livre demanda com urologistas, nutricionistas, dentistas, psicólogos, exames e orientações.
Também neste mês, alguns órgãos da Saúde ferrazense organizarão grupos de orientação masculina para discutir e incentivar a conscientização e prevenção de doenças.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz