Ferraz promove “1º Fórum Educacional de Gestão para Aprendizagem”

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta segunda-feira (13 de novembro) o “1º Fórum Educacional de Gestão para Aprendizagem de Ferraz”. O encontro, que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Inês Camilo Gurgel, reuniu 22 escolas municipais para discutir ações de aprendizagem que podem ajudar a melhorar a avaliação da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Infantil (Ideb).

Cada equipe gestora apresentou as ações realizadas em 2017 para avançar nas práticas educacionais que envolvem toda a comunidade escolar, seja professores, alunos, pais, coordenadores, diretores, etc. Ao final de cada explanação, a assessora do Ideb responsável pelo município, Cristiane Freitas, fez apontamentos no que deve ser melhorado. Ficou decidido que um novo planejamento de ações para 2018 será feito e em 15 dias, outra reunião será realizada para que se acompanhe as adequações.

A pasta ressalta que a necessidade dessa discussão surgiu a partir do momento que algumas escolas alcançaram a pontuação necessária no Ideb e outras não. Os debates foram baseados nos resultados de 2015, visto que os de 2017 ainda não foram divulgados. Vale ressaltar que além de servir como parâmetro para novas práticas de aprendizagem, a ocasião também possibilitou o surgimento de uma proposta da realização de um fórum de educação infantil.

A titular da Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, que esteve presente e ouviu os projetos desenvolvidos, ressalta a importância do Fórum. “Foi um momento para a rede, que de maneira sistemática tem a oportunidade de avaliar o trabalho de gestão desenvolvido no cenário educacional com ampla projeção, envolvendo todos os atores para uma mobilização de prática de avaliação, reflexão e planejamento estratégico, visando o impacto deste trabalho na melhoria do ensino e da aprendizagem. Além disso, a discussão trouxe o fortalecimento do planejamento prévio”, afirmou.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz