Aulas presenciais são retomadas com 100% do atendimento em Ferraz

Aulas presenciais são retomadas com 100% do atendimento em Ferraz

As escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos retornaram com o atendimento 100% presencial nesta segunda-feira (8). A medida é facultativa e todos os protocolos sanitários estão mantidos, com o uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel em todas as atividades.

A deliberação foi realizada pela Secretaria de Educação, em acordo com o Conselho Municipal de Educação, e o ensino à distância será garantido para os alunos que tenham justificativa médica para o não comparecimento.

Os dias presenciais para crianças pequenas (4 e 5 anos e 11 meses), ensino fundamental (anos iniciais e finais) e EJA serão de segunda a sexta-feira no horário regular das aulas, respeitando os turnos de funcionamento. Cabe destacar que os pais e responsáveis serão avisados pelas unidades escolares sobre as novas medidas.

A secretária de Educação, Adriane Alcantara, acompanhou o retorno presencial na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Diocésio de Menezes, na Vila Pereira, e destacou a importância da retomada na rotina escolar dos estudantes.

“Todos estão se adaptando e somente em sala de aula a didática é efetiva de maneira geral. O que muda nessa retomada é a interação eficaz das crianças, com seus pais e professores na sala de aula, pois a escola é vida devido à presença de cada aluno. As crianças estão em todos os lugares, e não poderia ser diferente nas escolas, claro, tomando todos os cuidados necessários de higiene que já estamos acostumados. Manteremos todo o distanciamento necessário como, por exemplo, na hora da refeição e recreio”, afirma a titular da pasta.

Dessa forma, é importante frisar que será de responsabilidade da família o acompanhamento do ensino remoto em relação à retirada de materiais impressos na escola, realização das atividades com os estudantes e a devolução das tarefas nas datas estabelecidas.

As crianças pequenas (4 e 5 anos e 11 meses) e os alunos do ensino fundamental que não frequentarem as aulas presenciais terão um momento interativo de uma hora semanal com o docente, no período indicado pela equipe gestora. Além disso, os diretores deverão informar para a Secretaria de Educação a frequência das crianças.

Até o término do ano letivo, a equipe gestora promoverá diálogos para o acolhimento socioemocional dos estudantes, de modo a estreitar laços que favoreçam a segurança de todos, devido aos desafios vivenciados no período pandêmico para que o retorno seja saudável. “A equipe pedagógica orientou os pais sobre o retorno seguro e os cuidados tomados”, destacou a secretária.

 

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz. 

Foto: Jucelio Salvador– Secom Ferraz.