Caminhada Outubro Rosa reúne mais de 700 pessoas em Ferraz

Neste último sábado (23), a grande Caminhada Outubro Rosa reuniu mais de 700 munícipes em prol do mesmo objetivo: alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação ocorreu no centro da cidade e foi gerenciada pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Saúde, Cultura e Turismo e Transportes e Mobilidade Urbana. A prefeita Priscila Gambale, e o deputado estadual, Rodrigo Gambale, estiveram presentes no encontro.

Às 8h30 os participantes se reuniram em frente ao supermercado Semar, na Rua Hermann Teles Ribeiro, para a troca das camisetas. O trajeto começou por volta das 9 horas e durou cerca de 50 minutos. Cabe destacar que todos estavam de máscaras, como forma de prevenir a transmissão do Coronavírus.

Além disso, grupos de conversa e orientações de saúde agregaram mais informações sobre a temática, pois a campanha fomenta a saúde e a qualidade de vida de mulheres no mundo inteiro, com ações de alerta à descoberta precoce do câncer de mama, como também, sobre o câncer no colo do útero. No final da caminhada, foi realizada aula de zumba promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo.

A presidente do Fundo Social, Cida Gambale, agradeceu a todos pela participação deste importante encontro para a saúde da mulher. “Esse foi um ato simbólico para alertamos todos sobre a importância de fortalecer a interação com o autocuidado, reforçando a necessidade da mamografia e do autoexame mensal das mamas. Nossa primeira grande caminhada foi maravilhosa, um encontro com pessoas cheias de vida! Meu muito obrigada a todas as secretarias que participaram e também a prefeita Priscila Gambale, que não mediu esforços para que o evento fosse um grande sucesso”, destacou Cida.

Também esteve presente o vereador Ananias Neto, o Neto do Camibiri, representando a Câmara Municipal.

CARRETA DA MAMOGRAFIA

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos tem realizado diversas ações em relação ao Outubro Rosa, e a Carreta da Mamografia é uma das principais conquistas da municipalidade em relação à temática. O equipamento atende mulheres de 50 a 69 anos que desejam realizar o exame e estará na cidade até o dia 30 de outubro. Diariamente poderão ser realizados até 50 exames, todos feitos na hora. A unidade está localizada na Rua Tito Temporim, 162, no Jardim São João.

Vale ressaltar que a rede municipal de saúde tem feito mobilizações para zerar a fila dos exames de mamografia até o final deste ano.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto: Secom Ferraz.