Cerca de 20 mil ferrazenses não voltaram para tomar 2ª dose contra Covid-19; Vacina da Pfizer tem intervalo reduzido para 21 dias

Cerca de 20 mil ferrazenses não voltaram para tomar 2ª dose contra Covid-19; Vacina da Pfizer tem intervalo reduzido para 21 dias

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos registra que a falta de 19.573 pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A cidade tem ainda outras 4.607 pessoas que não tomaram a 3ª dose – direcionada aos profissionais da saúde e as pessoas com 60+.

A Prefeitura também determinou a redução do intervalo entre as vacinas da Pfizer de 8 semanas para 21 dias, seguindo as orientações do governo do Estado de São Paulo. O governo paulista enviou nota técnica com as orientações que seguem a bula da fabricante.

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, lembra que para a cobertura vacinal completa é preciso que as pessoas retornem para tomar a segunda dose. No entanto, acredita-se que pela redução dos casos de Coronavírus e as mortes em decorrência da Covid-19 a população não esteja levando a sério a imunização. “Precisamos que todos tenham consciência de que é preciso seguir os prazos de cada vacina e garantir a máxima proteção. O vírus ainda circula em nossa cidade com duas variantes distintas”.

Para contemplar toda a população a Secretaria de Saúde tem adotado estratégias variadas como a realização de duas edições do Dia V de Vacinação com a abertura do polo do “Corujão da Vacinação” na Igreja Nossa Senhora da Paz em dois sábados seguidos (dias 9 e 16 deste mês). O mesmo lugar passou a abrir para atendimento às segundas-feiras das 17 às 20h. Durante a semana, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem das 8 às 15h.

Texto: Sandra Paulino – MTB: 46.572/SP/SeCom Ferraz.

Foto: Maxson Rodrigues – Secom