CSII promove palestra de prevenção ao suicídio para adolescentes

CSII promove palestra de prevenção ao suicídio para adolescentes

Em atenção ao Setembro Amarelo, mês em que é abordada a temática da prevenção ao suicídio, o Centro de Saúde II (CSII) de Ferraz de Vasconcelos promoveu duas palestras com adolescentes da cidade. Foram debatidos temas como depressão, auto estima, tristeza e reflexos da pandemia. As atividades envolveram alunos da ONG Oiaeu e da Escola Estadual Edir do Couto Rosa.

As palestras foram ministradas pelos psicólogos Luciene Maria de Jesus e Ricardo Jacques Silva e pela coordenadora da Saúde Mental, Maria de Fátima Pereira. Na oportunidade, os jovens ouviram atentos dados sobre o aumento dos casos de suicídio e puderam conhecer um pouco mais sobre as principais motivações.

O psicólogo Ricardo também detalhou aspectos importantes sobre a depressão e quais os sinais que podem levar a esse diagnóstico. “Uma das principais características é quando a pessoa tem uma tristeza que não vai embora e a incapacidade de fazer coisas simples do dia-dia”, descreveu. Ele também explicou uma das maneiras de se avaliar a situação das pessoas, considerando uma sigla, o FID – Frequência, Intensidade e Duração. “Não existe um exame onde se detecta a depressão ou outros transtornos, então é preciso ter uma avaliação ampla e abrangente”, afirmou.

Por conta disso, é preciso procurar ajuda médica e psicológica para conseguir uma avaliação sobre o estado físico e mental da pessoal e também iniciar o tratamento. Na rede municipal de Ferraz é oferecido este serviço, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

 

Texto: Sandra Paulino – MTB: 46.572/SP/SeCom Ferraz.

Foto: Maxson Rodrigues – Secom