Equipamentos da Assistência Social retomam atendimento 100% presencial

Equipamentos da Assistência Social retomam atendimento 100% presencial

Os serviços conveniados da Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos retornaram com o atendimento 100% presencial nesta semana. Entre eles, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem como porta de entrada o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que funciona agora de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em quatro unidades: na Vila Margarida, Bela Vista, Centro e Parque São Francisco.

Com o objetivo de possibilitar o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos assistenciais, o Cras oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além orientar os munícipes sobre os programas sociais do Governo Federal.

Por meio do Cadastro Único (CadÚnico), por exemplo, os usuários têm direito a vários benefícios, como o Bolsa Família, Vale-gás, entre outros. Dessa forma, a pasta orienta que as famílias mantenham o cadastro atualizado para que não percam seus direitos. Atualmente, 59.023 pessoas estão cadastradas, com base nos dados do mês de setembro de 2021.

“É necessário atualizar informações específicas, como composição familiar, endereço, documentação do responsável, telefone, situação de trabalho e renda. Dessa forma, evita o bloqueio ou cancelamento de benefícios. Os dados são importantes para que o Governo conheça a realidade das famílias e desenvolva políticas específicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou o secretário da Assistência, Robson Xisto.

A atualização do CadÚnico é realizada no Centro de Integração da Cidadania (CIC), na Rua Américo Trufelli, 60. O horário de funcionamento também é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Ao todo, a Secretaria atende 17 entidades de proteção social básica divididas entre os serviços de Convivência para Crianças e Adolescente, Jovens e Adultos de 18 a 59 anos e 11 meses e Idosos acima de 60 anos, além do Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Adultos e Famílias e Idosos.

Para mais dúvidas e mais informações, os munícipes podem procuram o Cras mais próximo de sua residência que estão localizados no Jardim Bela Vista, na Rua Geni Gomes, 153; Vila Margarida, Rua Francisco Sperandio, 700, no Centro, Avenida Brasil, 1229 e Parque São Francisco, na Américo Trufelli, 60.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto: Jonathan Andrade – Secom