Família de saguis escolhe Parque Nosso Recanto como “nova residência”

Após passar por uma revitalização nesse período pandêmico, o Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola, abriu suas portas para os ferrazenses e visitantes desfrutarem do espaço verde e de lazer. O inesperado foi a visita permanente de uma família de 40 saguis que escolheram o local como moradia, livre nas árvores.

Para garantir o conforto e segurança dos novos moradores, a Prefeitura de Ferraz de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, orienta a todos os colaboradores a incentivar que os frequentadores do Parque possam apreciar os primatas mantendo distância e sem esquecer que são animais silvestres. Outras espécies também voltaram a frequentar o Recanto, como tucanos, maritacas e uma variedade de espécies de aves.

O titular da pasta, Claudio Squizato, comemora a chegada da família de saguis. “No passado, algumas espécies eram vistas no Parque, mas infelizmente tinham sumido do local. Com a revitalização do Recanto, a fauna e flora respondem de forma positiva, quase como uma forma de agradecimentos, garantindo um lugar seguro para diversas espécies”, disse o secretário.

No Brasil, os saguis são encontrados na Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. São animais de pequeno porte, pesa aproximadamente 400 gramas e tem entre15 e 25 centímetros de comprimento e a sua cauda varia entre 25 e 40 centímetros.  Vivem em pequenos grupos familiares, onde os pais carregam seus filhotes nas costas, mas os filhotes mais velhos ajudam a cuidar e alimentar os mais jovens.

O Parque Municipal Nosso Recanto, está situado na rua Lourenço Paganucci, 1133, bairro Jardim Pérola, com funcionamento diário das 7 às 16 horas.

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.

Foto: Maxson Rodrigues – Secom Ferraz.