Ferraz arrecada mais de 50 mil embalagens em Ecoloja

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, informa que desde a abertura da Ecoloja “Beija-Flor” no Parque Municipal Nosso Recanto, foram arrecadados 53.479 caixinhas Tetra Pak que serão destinadas para reciclagem, evitando assim o descarte irregular na Natureza.

Vale salientar que tais caixinhas demoram cerca de 100 anos para serem degradadas. Desta forma, com a troca das caixas nas Ecolojas, as pessoas desenvolvem uma consciência de sustentabilidade e preservação ao Meio Ambiente.

O titular da pasta, Claudio Squizato, destaca a importância das Ecolojas no município. “Quando abraçamos a ideia de implantação de uma loja que visa proteger o Meio Ambiente, pensamos em divulgar esse conceito na vida das pessoas, pois o descarte irregular causa impacto negativo para todos. A Ecoloja implantada no Parque Municipal Nosso Recanto deu tão certo que abrimos recentemente a segunda na cidade. Isso mostra que existia sim uma demanda, só faltava uma oportunidade e esclarecimento para o povo”, disse o secretário.

O objetivo da loja é de incentivar a educação ambiental por meio da troca de produtos sustentáveis, ecológicos e com baixo impacto ambiental, mostrando assim que cada material tem seu valor e reaproveitamento.

Os interessados devem trocar os produtos recicláveis pela “moeda social”, e cada item dispõe de uma quantidade de moedas. Serão aceitas caixinhas longa vida (como as de leite, suco, creme de leite, leite condensado, milho, entre outras), que devem ser entregues abertas e higienizadas. Vale salientar que a cada 20 caixinhas a pessoa troca por uma moeda.

Bolsas, cadernos, utensílios domésticos, alimentos, roupas e produtos de limpeza estão disponíveis para a troca.

A “Eco Loja Beija-Flor” está localizada no Parque Municipal Nosso Recanto, na rua Lourenço Paganucci, 1133, bairro Jardim Pérola, funcionando todos os dias, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

A Ecoloja “Oia o Bem” está situada na Rua Carlos Gomes, 85, bairro Romanópolis, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas. Mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 4610-2126.

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.

Foto: Jonathan Andrade – Secom Ferraz.