Ferraz é contemplada com o programa “Educação Conectada”

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação, foi contemplada com o programa do governo federal “Educação Conectada”, que tem como objetivo apoiar a expansão do acesso à internet de alta velocidade nas escolas públicas e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Essa é a primeira vez que o município recebeu o benefício, após três edições do programa. Dessa forma, as 45 unidades escolares municipais já receberam a verba federal para a instalação da nova rede. Vale ressaltar que cada escola será responsável pela utilização e implantação da novidade.

De acordo com a secretária da pasta, Adriane Alcantara, a tecnologia é uma ferramenta importantíssima para promover a aprendizagem dos alunos. “A disponibilidade da internet acessível na sala de aula possibilita também a redução das desigualdades. Com isso, a implementação do programa garantirá melhores oportunidades aos nossos estudantes ferrazenses, com uma educação inovadora e conectada as novas tecnologias”, destacou.

O programa de Inovação Educação Conectada oferece todo o suporte às unidades escolares auxiliando na prestação de contas, como reprogramar o recurso ou comprar equipamentos para a escola, além das necessidades técnicas para que o sinal de internet atenda de forma eficaz.

A iniciativa é gerenciada pelo Ministério da Educação sendo fundamentada a partir de quatro dimensões: “Visão”, que estimula os pedagogos a incentivarem a transformação tecnológica nas salas de aula; “Formação”, garantindo que os profissionais estejam preparados para implementar o programa; “Recursos Educacionais Digitais”, com ações educacionais de qualidade e “Infraestrutura” que investe na ampliação do acesso à conectividade nas escolas públicas.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto: Secom Ferraz.