Ferraz realiza formação para agricultura familiar

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, realizou nesta quarta-feira (29) o curso de “Amostragem de Solo”, que visa auxiliar os agricultores locais a potencializar suas respectivas propriedades. O evento ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Sebastião, no Cambiri.

No intuito de fomentar a agricultura familiar do município, o curso é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O curso permitiu aos participantes acesso ao conhecimento, antes do plantio, a forma de suprir os nutrientes que as plantas precisam para se desenvolverem. Com o domínio das técnicas adequadas, os produtores poderão empregar os ensinamentos adquiridos no intuito de aumentar a produtividade, o uso eficiente e a quantidade adequada de fertilizantes, redução de custos, maior lucratividade, dentre outros.

Os agricultores foram recepcionados pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Daniel Balke, que comemorou o êxito da ação. “Estou extremamente satisfeito com a resposta positiva dos agricultores de Ferraz de Vasconcelos que superaram as expectativas deste curso, que teve as suas vagas ampliadas e, ainda assim, tivemos que montar uma fila de espera pela procura. Em breve uma nova edição será ofertada, e outros cursos irão auxiliar ainda mais a agricultura familiar em nosso município”, disse o titular da pasta.

O evento contou com aulas teóricas e práticas, no qual os agricultores puderam aprender e desenvolver a técnica de amostragem de solo. Outras informações pertinentes foram tratadas no curso, como documentação da terra, turismo rural, investimentos e otimização da propriedade na agricultura familiar.

Para a próxima edição e ainda para outros cursos ofertados, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura pelo telefone 4674-7843.

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.

Foto: Maurício Martins – Secom Ferraz.