Patrono da Uva Itália, Luciano Poletti é homenageado em Ferraz de Vasconcelos

No dia em que completaria 126 anos, o patrono da Uva Itália no Brasil, Luciano Poletti, foi homenageado pela prefeita Priscila Gambale e pelo vice Daniel Balke. A ideia da partiu do viticultor Sérgio Semerdjian que ainda mantém viva a tradição do cultivo da fruta no município.

Filho de italianos, Luciano Poletti realizou o primeiro plantio de Uva Itália do país no bairro Vila Romanópolis em 1927. Entre 1925 e 1935, o agricultor foi premiado 19 vezes em Milão, na Itália, participando de concursos de frutas, apresentando colheitas ferrazenses de Uva Itália, pêssego, pêra, marmelo, ameixa e maçã.

A prefeita Priscila destacou que o objetivo do seu governo é resgatar a história da cidade e ensiná-la as crianças do município.

“O orgulho de ser ferrazense tem que ser iniciado nas escolas, com os alunos aprendendo sobre a vida daqueles que levaram o nome de Ferraz de Vasconcelos mundo afora, por isso todo nosso apoio ao projeto do senhor Sérgio, que mantém viva nossa rica história”, comentou a prefeita.

Poletti foi homenageado com placas que contam sua história, instaladas na residência de mais de 80 anos do agricultor Sérgio Semerdjian.

Após a cerimônia, a prefeita, o vice e o agricultor realizaram o plantio de uma muda de uva em homenagem a Luciano Poletti.

Texto: Jucélio Salvador – MTB: 33858/SP/SeCom Ferraz.

Foto: Jonathan Andrade – Secom