“Piscinão de Ferraz” impede alagamento no Centro da cidade em primeiro dia de fortes chuvas

O novo reservatório de contenção de cheias de Ferraz de Vasconcelos, conhecido como “piscinão” passou pelo primeiro teste com fortes chuvas na cidade. Na madrugada desta segunda-feira, 18, o município recebeu um grande volume de água em um curto espaço de tempo, que em outras épocas alagaria as ruas do Centro.

Desta vez as águas ficaram retidas no piscinão e escoaram sem causar nenhum tipo de transtorno. O tubo descarregador funcionou com 100% da capacidade e o nível na caixa de dissipação ficou em 0,40 centímetros.

O barramento tem capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água, com construção de 5,4 mil metros quadrados e 4,8 metros de profundidade.

A prefeita Priscila Gambale se mostrou satisfeita com o resultado obtido com o piscinão em seu primeiro grande teste.

“A chuva desta madrugada foi forte e a previsão é de outras pancadas durante todo o dia. Estive no piscinão e a situação é muito tranquila, além disso, passei pelo Centro da cidade e está tudo normal, nenhum ponto de alagamento, provando o sucesso da obra”, disse a prefeita. A obra foi entregue com três meses de antecedência, visando justamente proteger a cidade das chuvas intensas de verão.

Texto: Jucélio Salvador – MTB: 33858/SP/SeCom Ferraz

Foto: Secom