Projeto Recicla Ferraz promoveu ações de sustentabilidade em escolas municipais

Projeto Recicla Ferraz promoveu ações de sustentabilidade em escolas municipais

Durante esse ano de 2021, o projeto social Recicla Ferraz, em parceria com a Ong Espaço Urbano, realizou diversas ações de sustentabilidade nas unidades escolares municipais de Ferraz de Vasconcelos. As secretarias de Educação e Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal estiveram à frente da iniciativa e três Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) foram contempladas e estimularam a criação de atividades ligadas a temática ambiental e a produção artística, além de incentivar a valorização do conhecimento sobre o meio ambiente e as relações do homem com a natureza.

Como forma de agradecimento, a Emeb Antônio Schiavinati, na Vila São Paulo, promoveu um encontro com alunos da unidade que realizaram uma apresentação com materiais recicláveis e cantaram sobre a importância da temática desde o início da aprendizagem escolar.

“Nós inventamos e reutilizados, isso é muito importante e fará a diferença lá na frente. Nossos alunos são as plantinhas que farão a diferença no futuro. Agradeço a todos os envolvidos no Recicla Ferraz que fizeram a diferença para o incentivo na educação ambiental da nossa cidade”, destacou a diretora pedagógica, Sônia Fernandes.

Entre as atividades, o Recicla Ferraz possibilitou que as escolas realizassem concursos de desenho, visita dos alunos no Parque Nosso Recanto e entrega de mudas de plantas na estação de trem da CPTM. Além disso, a ação realizou palestras do projeto Horta na Escola e ofertou mais de 250 mudas de plantas nas três escolas, entre cenoura, alface, tomate, salsa, beterraba, quiabo, almeirão, manjericão, salsinha, coentro, entre outros.

“O contato com o meio ambiente promove uma concepção mais ampla sobre a importância da redução consumo de água e energia, por exemplo, onde possamos transformar as dificuldades em grandes aprendizagens, parcerias e, sem dúvida alguma, a conscientização de que o cuidado com o Meio Ambiente é uma responsabilidade de todos. Minha imensa gratidão a todos os que participaram do projeto durante esses meses e que acreditam nessa causa”, afirmou coordenado do Meio Ambiente, Moacyr Alves.

 

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto: Maxson Rodrigues Secom