Mais Categorias:

jan

Coordenadores de cursos da UBC se reúnem com prefeito de Ferraz

Coordenadores de cursos da UBC  se reúnem com prefeito de Ferraz

Objetivo da reunião foi formalizar a parceria que vai permitir que munícipes frequentem cursos técnicos na UBC, por meio do Pronatec; há 21 opções de formação, como Agente Comunitário de Saúde, Cuidador de Idosos, Gerência de Saúde, Hemoterapia, Podologia, Reabilitação de Departamento Químico, Estética, Farmácia e Soldagem

Coordenadores da Universidade Braz Cubas (UBC), de Mogi das Cruzes, responsáveis pelos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estiveram na tarde desta sexta-feira (17 de janeiro) com o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, e com o secretário municipal da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Elio de Andrade Filho. O encontro, que ocorreu na sede da pasta, no Tanquinho, contou, também, com a presença do vereador Clenilson de Lima Dias, o QueQuê.

O objetivo da reunião foi formalizar o convênio que vai permitir que cidadãos de Ferraz frequentem cursos técnicos na UBC, por meio do Pronatec. O chefe do Poder Executivo e Andrade Filho conversaram sobre a parceria, hoje, com os coordenadores da iniciativa Diniz Leão e Rodrigo Morelli, por, aproximadamente, uma hora. Na oportunidade, Filló demonstrou satisfação com as informações apresentadas. As capacitações são destinadas a homens e mulheres da cidade que tenham concluído o ensino médio:

“Muitos trabalhadores do município não têm qualificação profissional. Entretanto, não estudam por não ter condições financeiras, pois é oneroso pagar uma boa escola. Com essa iniciativa, um grande número de pessoas terá a oportunidade de voltar a estudar e se capacitar, sem ter de desembolsar nada, ou seja, é tudo de graça, por meio do Pronatec”, avaliou Filló.

Há 21 opções de capacitação: Agente Comunitário de Saúde; Cuidador de Idosos; Gerência de Saúde; Hemoterapia; Podologia; Reabilitação de Departamento Químico; Registro e Informação em Saúde; Estética; Farmácia; Massoterapia; Órteses e Próteses; Saúde Bucal; Enfermagem; Imobilizações Ortopédicas; Radiologia; Segurança do Trabalho; Logística; Mecânica; Metrologia; e Soldagem. A previsão é que as aulas tenham início no mês de março de 2014.

“A UBC, por conta da boa qualidade de seus cursos, foi credenciada pelo Ministério da Educação para participar do Pronatec. Desta forma, podemos oferecer mais de 20 mil vagas voltadas ao desenvolvimento técnico profissional dos trabalhadores do Alto Tietê”, salientou Diniz Leão.

As formações serão ministradas durante um ano e meio, de segunda a sexta-feira, na UBC, localizada na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.233, Vila Mogilar. Haverá turmas nos períodos matutino e noturno. De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, apesar de o curso ser gratuito, o aluno não terá direito à bolsa-auxílio remunerada.

Esta é a primeira vez que Ferraz oferece formação técnica de longa duração sem ônus para a população. Por conta dessa nova parceria com o Pronatec, “o cenário é positivo”, conforme avalia Andrade Filho, até mesmo porque, na opinião do secretário de Ferraz, existem muitas oportunidades de emprego no município, mas, nem sempre, mão de obra qualificada:

“A falta de capacitação vem dificultando a inserção da população no mercado de trabalho. Justamente por isso, o investimento em cursos técnicos, em parceria com o Pronatec e a UBC, é tão valioso. Nossa pasta trabalha para que, cada vez mais, possamos preparar o trabalhador ferrazense. Parcerias como estas são fundamentais para gerarmos novas oportunidades”, finaliza o gestor.