13ª Conferência da Assistência Social reforça importância de políticas públicas em Ferraz

A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta quarta-feira (18) a “13ª Conferência Municipal de Assistência Social”, na Vila Santo Antônio. Durante o evento, cerca de 100 pessoas discutiram e elaboraram propostas políticas sociais e, por meio de uma parceria entre o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), possibilitou participação social mais representativa das organizações da sociedade civil, usuários, trabalhadores e representantes do poder público.

A comissão organizadora apresentou cada membro representante, e a partir do tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social” foi discutido os cinco eixos estabelecidos pela temática.

“Esse espaço de debate é importantíssimo, pois apresenta as problemáticas dessa questão social que foram intensificadas com a pandemia de Covid-19. É necessário trabalhar ações sociais que atendam essas famílias afetadas no último ano. Estou muito feliz com a participação de todos e, principalmente, que se comprometem com as reais necessidades dos ferrazenses”, destacou o secretário da pasta, Robson Xisto.

Dessa forma, os participantes elaboraram propostas que implementam a política de assistência social e que, posteriormente, serão reunidas em instrumental de registro e apresentadas e votadas na Plenária Final da Conferência, para constarem no relatório final, e encaminhadas ao Conselho Estadual de Assistência Social.

De acordo com o vice-prefeito, Daniel Balke, a Conferência é um importante exercício que mobiliza todos para se pronunciarem a favor de políticas públicas sociais. “É o Conselho que fiscaliza e luta pelas melhorias, para que as políticas sejam assertivas no município nos próximos anos. Unidos, vamos vencer e transformar nossa cidade”, afirmou.

Vale ressaltar que Ferraz contará com quatro delegados titulares e quatro suplentes para representar a cidade na ocasião, assegurando o poder público e sociedade civil.

Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Comunicação Social, José Domingos de Souza, e o secretário de Planejamento Urbano, Hodirlei Martins.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto: Maxson Rodrigues – Secom Ferraz.