Acesso rápido

Informação em um click

Jornal de
Prestação
de Contas

Nossas
Secretarias

Portal da
Transparência

2ª Via
de Parcelamento
Dívida Ativa

Legislação
Leis e
Decretos

Nota fiscal
Eletrônica

Acesso à
Informação
E-Sic

Ouvidoria
Geral

Conselho
Tutelar

Unilivre
Passe universitário

Últimas notícias

Fique por dentro das novidades

Atuação da Assistência Social, por meio dos CRAS, fortalece o acolhimento às famílias e a garantia de serviços no município

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos tem reforçado as ações de conscientização e inclusão voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando o papel da informação e das políticas públicas na promoção de direitos e na redução do preconceito.

Além da conscientização, o município também orienta a população sobre os direitos assegurados por lei. As pessoas com TEA são reconhecidas para terem atendimento prioritário, educação inclusiva e benefícios socioassistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Outro importante instrumento é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que facilita o acesso a serviços públicos e privados, assegurando prioridade no atendimento.

Nesse contexto, a Secretaria de Assistência Social exerce papel estratégico ao oferecer suporte às famílias e promover a inclusão social. Em Ferraz, o atendimento é realizado principalmente por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que funcionam como porta de entrada para a rede de proteção social. Por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), são oferecidos acolhimento, escuta qualificada, orientação e ações voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Entre os equipamentos da rede, os CRAS se destacam pelo atendimento às famílias da região, com equipe preparada para orientar sobre acesso ao Cadastro Único, BPC e demais direitos, além de apoiar diretamente demandas relacionadas ao autismo, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O equipamento também atua na promoção da convivência social, contribuindo para o enfrentamento do isolamento e do preconceito.

Para solicitar a CIPTEA em Ferraz de Vasconcelos, as famílias devem procurar o CRAS de referência do bairro, apresentando documentação pessoal e laudo médico com indicação do diagnóstico. A iniciativa integra o conjunto de ações do município voltadas à construção de uma cidade mais inclusiva, pautada no respeito às diferenças e na garantia de direitos para todos.

“A Assistência Social tem um papel essencial no acolhimento e na orientação das famílias de pessoas com autismo. Nosso compromisso é garantir que elas tenham acesso à informação, aos serviços e aos seus direitos, fortalecendo a rede de apoio e promovendo inclusão de forma efetiva no município”, afirmou o secretário de Assistência Social, Marcos Rogério Oliveira de Souza.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Equipe do canil municipal esteve na Escola Estadual Martha Calixto Cazagrande com demonstração educativa e recreativa sobre trabalho vocacional com cães

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos realizou nesta quinta-feira (09) ação educativa na Escola Estadual Martha Calixto Cazagrande, levando o projeto de demonstração vocacional do canil municipal para estudantes do ensino fundamental. A iniciativa, que já vem sendo desenvolvida em escolas da rede municipal, foi convidada pela unidade estadual para mostrar aos alunos como funciona o trabalho com cães de guarda e a importância da disciplina tanto no adestramento quanto na vida.

A atividade tem cunho educacional, mas carrega uma mensagem importante: disciplina é fundamental para qualquer conquista. “Se você não tem disciplina, você não consegue dominar o cachorro. Mas isso vale para tudo na vida. A disciplina que ensinamos no canil é a mesma que os jovens precisam ter nos estudos, na família, nos seus objetivos”, explicou o GCM Oliveira durante a apresentação.

Além de apresentar o trabalho do canil, a equipe da GCM aproveitou a oportunidade para falar sobre as diversas frentes de atuação da corporação no município. Entre as ações desenvolvidas estão: Patrulha Maria da Penha: Acompanhamento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva. Resgate de animais: Atendimento a animais em situação de risco, maus-tratos ou abandono, com apoio do canil municipal. Combate à perturbação de sossego: Fiscalização de poluição sonora e perturbação do sossego público, especialmente em horários noturnos. Combate ao tráfico de drogas: Apoio às operações de segurança pública com uso de cães farejadores e patrulhamento ostensivo. Patrulhamento escolar: Ronda preventiva em unidades escolares, garantindo segurança para alunos, professores e funcionários.

O projeto de demonstração educativa do canil já vem sendo desenvolvido pela GCM de Ferraz desde o início do ano em escolas da rede municipal de ensino fundamental. A proposta é levar conhecimento, despertar vocações e, principalmente, trabalhar valores como disciplina, respeito, responsabilidade e cidadania com crianças e adolescentes.

“Quando a gente entra numa escola, não estamos apenas mostrando cachorros adestrados. Estamos plantando sementes de disciplina, de respeito, de amor aos animais e de valorização do trabalho da segurança pública. Muitos desses jovens vão se inspirar e quem sabe um dia estarão conosco, servindo à população”, destacou GCM Oliveira.

A ação reforça a parceria entre a Guarda Civil Municipal e a rede de educação, unindo segurança pública e ensino na formação de cidadãos mais conscientes e preparados. Trabalhar a prevenção desde cedo, por meio de ações educativas, é uma das estratégias da corporação para construir uma cultura de paz e respeito no município.

 

Fotos: Isis Katherine

Encontro promovido por clube local, com apoio da Prefeitura, une cultura automotiva, lazer e ação solidária

 

Ferraz de Vasconcelos sediará, neste domingo (12), a partir das 9 horas, o 1º Evento de Tuning & Rebaixados. A iniciativa é promovida pelo Clube do Fusca e Carros Antigos de Ferraz de Vasconcelos, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Comunicação Social e de Cultura e Turismo. O encontro será realizado no Birutão, localizado na Avenida Governador Jânio Quadros, nº 118.

Voltado aos apreciadores da cultura automotiva, o evento reunirá veículos personalizados, rebaixados e modelos antigos, com o objetivo de valorizar esse segmento que atrai entusiastas de diferentes gerações. Além da exposição, a programação busca oferecer uma opção de lazer acessível à população, incentivando a convivência social em um ambiente organizado e familiar.

A entrada será solidária, mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão destinados a ações sociais no município. A organização ressalta que, para garantir a segurança e o bom andamento do evento, não será permitida a entrada com bebidas alcoólicas, alimentos ou equipamentos de som em alto volume.

Para o organizador do evento, Marcos Rogério de Oliveira Santos, a proposta vai além da exposição de veículos. “A ideia é promover um encontro que valorize a cultura automotiva, mas que também tenha u

m papel social, incentivando a solidariedade e proporcionando um momento de lazer para as famílias de Ferraz”, destacou.

A expectativa é de que a iniciativa passe a integrar permanentemente o calendário cultural da cidade, fortalecendo eventos que unem entretenimento, participação popular e responsabilidade social.

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Arquivo / Secom FV

Iniciativa de educação ambiental foi realizada nesta quarta-feira (8), na ETEC, e deve alcançar 11 toneladas de tampinhas recicladas em 2026

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos lançou, nesta quarta-feira (8), a 6ª edição do Projeto Tampinha Premiada, uma das principais iniciativas de educação ambiental do município. O evento, realizado na Escola Técnica Estadual (ETEC), no Jardim São João, reuniu autoridades, educadores e estudantes para marcar o início de mais um ciclo da ação.

A programação contou com uma apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Sylvia da Silveira de Martini. A turma do Pré II, sob direção de Claudia de Paula Borges Canda e orientação da professora Fernanda Fenich, apresentou a música “Junta, Junta, Juntou Tampinhas”, paródia da canção “Vira Vira Virou”, reforçando de forma lúdica a importância da reciclagem e da participação coletiva.

Criado em 2021, o projeto é desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, Educação e Desenvolvimento Econômico e Agricultura, e tem como objetivo promover a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, aliando educação ambiental ao engajamento da comunidade escolar.

Os resultados demonstram a evolução da iniciativa. De 300 quilos arrecadados na primeira edição, o volume saltou para 7,73 toneladas em 2025, um crescimento superior a 2.400%. Para 2026, a meta é atingir 11 toneladas de tampinhas recicladas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, Claudio Roberto Squizato, o projeto gera impactos que vão além da sustentabilidade. “A ação contribui para a redução do plástico no meio ambiente, fortalece a educação ambiental e ainda apoia a causa animal”, destacou.

Realizado nas escolas da rede municipal, o Tampinha Premiada mobiliza alunos, professores e familiares. Neste ano, 28 unidades de ensino participam da ação, ampliando o alcance da iniciativa.

As tampinhas arrecadadas são destinadas à Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela comercialização do material. Os recursos obtidos são revertidos ao Projeto Fome do Cão, que garante alimentação para animais em situação de rua e auxilia protetores independentes.

 

Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP/Secom FV
Foto: Camille Melo / Secom FV

Projeto visa arrecadar lacres que serão trocados por cadeiras de rodas

 

Ocorreu hoje (08) no auditório da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Ferraz de Vasconcelos o lançamento do programa Lacre do Amor. A ação capitaneada pelo Fundo Social de Solidariedade visa arrecadar lacres de alumínio para trocar por cadeiras de rodas que beneficiarão a população carente.

O projeto é uma parceria entre a Condemat e a Spmar com o Fundo Social de Solidariedade. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal e a Secretaria de Educação também estarão participando do projeto, onde cerca de 27 escolas da rede municipal e a Etec ajudarão na contribuição, totalizando 28 escolas.

A cada 140 garrafas pets cheias de lacre, o Fundo poderá fazer a troca por uma cadeira de rodas. A iniciativa beneficiará a população ferrazense que necessita desse tipo de locomoção, além de promover a solidariedade e a consciência ambiental.

“Juntem bastante lacres, porque além de ajudar o meio ambiente, também iremos beneficiar o nosso próximo”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cida Gambale.

Iniciativa oferece oportunidade de geração de renda e qualificação profissional para a população

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realiza, nos dias 09 e 10 de abril, das 9h às 17h, as inscrições presenciais para o Programa Operação Trabalho (POT). A ação acontecerá na Associação Comercial, localizada na Rua Bruno Altafim, 26, no bairro Sítio Paredão.

O programa tem como objetivo promover a inclusão social e a geração de renda por meio de atividades laborais e capacitação profissional, contribuindo para a reinserção dos participantes no mercado de trabalho.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local portando documento pessoal e comprovante de endereço. As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial, durante os dias e horários estabelecidos.

O POT Ferrazense integra as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social do município, oferecendo oportunidades para que os cidadãos ampliem suas perspectivas profissionais e adquiram novas habilidades.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a promoção do emprego, da qualificação e da melhoria da qualidade de vida da população.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Daniel Balke, reforça que o POT faz parte das políticas públicas voltadas à empregabilidade e ao fortalecimento da economia local. Para ele, investir na capacitação e na inclusão produtiva é essencial para garantir mais dignidade e oportunidades à população.

 

Fotos: Arquivo/Secom

Cargos serão divulgados em breve pelos canais oficiais da Prefeitura

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, realiza no dia 15 de abril mais uma edição do programa Emprega Ferraz, com a oferta de mais de 130 vagas de emprego para a população.

A ação tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção e recolocação no mercado de trabalho, conectando candidatos às empresas parceiras do município.

O mutirão terá início às 9h, com distribuição de senhas das 8h30 até o meio-dia, e será realizado na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos, localizada na Rua Bruno Altafim, 26 – Sítio Paredão.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local munidos de currículo atualizado impresso e documento oficial com foto.

Os cargos disponíveis serão divulgados em breve pelos canais oficiais da Prefeitura, garantindo transparência e acesso à informação para todos os candidatos.

O Emprega Ferraz tem se consolidado como uma importante ferramenta de geração de emprego e renda no município, aproximando trabalhadores das oportunidades e fortalecendo o desenvolvimento econômico local.

De acordo com o secretário, iniciativas como o Emprega Ferraz são fundamentais para promover o desenvolvimento econômico, conectar empresas e trabalhadores e garantir mais dignidade por meio do emprego.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a empregabilidade e a valorização da mão de obra ferrazense.

 

Fotos: Isis Katherine

Iniciativa contará com atualização da caderneta vacinal e programação recreativa para o público infantil

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no dia 09 de abril, a partir das 14h, uma ação especial voltada ao público infantil na UBS Jardim Castelo – Noemia da Costa Faria Santos.

A iniciativa tem como principal objetivo reforçar a importância da vacinação infantil, por meio da atualização da caderneta vacinal, garantindo que as crianças estejam com as doses em dia, conforme o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação contribui diretamente para a prevenção de doenças e para o fortalecimento da saúde pública no município.

Além dos atendimentos de saúde, a programação contará com uma série de atividades recreativas, proporcionando um ambiente mais acolhedor e atrativo para as crianças e seus responsáveis. Entre as atrações estão cama elástica, distribuição de pipoca e algodão doce, além de brincadeiras que estimulam a participação e tornam o momento mais leve e descontraído.

A proposta é aproximar as famílias dos serviços de saúde, incentivando o cuidado preventivo desde a infância e ampliando a cobertura vacinal na cidade. Ao unir lazer e atendimento, a ação busca facilitar o acesso da população aos serviços e promover a conscientização sobre a importância da imunização.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os responsáveis levem a caderneta de vacinação das crianças, documento essencial para a atualização e conferência das doses.

A UBS Jardim Castelo está localizada na Estrada Miguel Dib Jorge, 147, e a participação é aberta ao público.

Para o secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, a ação reforça o compromisso do município com a promoção da saúde e o cuidado integral da população, especialmente no atendimento às crianças, ao incentivar a vacinação, ampliar o acesso aos serviços e proporcionar mais qualidade de vida às famílias.

Foto: Arquivo Secom/FV

Alunos do ensino fundamental I e II competem nos jogos

 

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (07) o primeiro Festival de Damas da rede municipal de ensino. A ação foi destinada a crianças do ensino fundamental I e II e ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Primorosa Jorge do Nascimento.

O silêncio demonstrava a concentração dos 170 alunos participantes da competição, divididos entre 94 no período da manhã e 76 no período da tarde.

O jogo de damas ajuda no desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico e concentração dos alunos, além de auxiliar no pensamento crítico, onde se pode antecipar as consequências dos seus movimentos.

“Vemos nas escolas crianças sempre agitadas, pulando e se expressando, e essa é uma parte importante do desenvolvimento da criança, mas quando cheguei aqui e os vi jogando e um silêncio pairando na quadra, foi surpreendente, realmente o jogo de damas auxilia na concentração dos alunos”, pontuou a secretária de Educação, Paula Trevizolli.

O aluno Heitor da Emeb Prefeito Angelo Castelo (PAC) está com grandes expectativas para a vitória: “Eu já venci a primeira rodada e consegui vencer a segunda, estou com grandes chances de ser o campeão, vamos ver até o final dos jogos”, comentou.

Apesar de não se achar uma especialista no jogo, a aluna Pietra Marcelly declara: “Eu amo jogar dama, me ajuda a pensar mais, ter um raciocínio acelerado, mas eu não sou muito especialista no jogo não”, pontuou.

A premiação das escolas que mais pontuaram no jogo ocorrerá no período da tarde, porém os alunos vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze.

 

Texto: Amanda Morais – MTB: 98.421/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Jonathan Andrade/ Secomfv

Nossas secretarias

Veja as ações realizadas

Fale conosco

Ouvidoria GCM

Ouvidoria geral

Portal do cidadão

Webmail Servidor

Portal do servidor

Telefones úteis

Obs.: Toque na opção abaixo para abrir o discador do seu telefone para efetuar a ligação.

Policia Militar

190

Bombeiros

193

Guarda Civil
Municipal

153

Junta
Militar

(11) 4678-8970

Samu

192

Samu
(Nº Alternativo)

(11) 4675-8166

Fiscalização

(11) 4674-7817

Trânsito

(11) 4674-4000

Ouvidoria

(11) 4674-7839

Defesa Civil

(11) 4676-1947

Defesa Civil
(Nº Alternativo)

(11) 95310-2217

Vigilância Sanitária/Zoonoses:

(11) 4674-3458

Vigilância Epidemiológica

(11) 4676-6812