A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu na tarde desta terça-feira (21 de fevereiro), reunião com o Conselho Municipal da Criança com Deficiência. Com objetivo de discutir estratégias para melhorar o atendimento a estes alunos, o encontrou foi realizado no gabinete da titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac e estavam presentes representantes do Conselho, da própria pasta e das Secretarias Municipais de Promoção e Desenvolvimento Social e Serviços Urbanos, bem como de associações ligadas ao tema.
De acordo com a secretária Valéria Kovac, foi decidido na ocasião, que atividades diversas serão implantadas nas escolas para alunos com necessidades especiais, como na Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Monteiro Lobato e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além das unidades municipais que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que hoje são 16 polos.
Para isso, um levantamento começará a ser feito na rede. Este estudo analisará o perfil das crianças, idade e ainda quais cursos poderão ser instalados nas escolas. Outra medida para que o projeto seja colocado em prática é a parceria com outras secretarias municipais como a da Saúde, Cultura e Turismo e a Promoção e Desenvolvimento Social. As atividades estão previstas para serem implantadas já no começo de abril.
“Nós estamos empenhados em melhorar o atendimento aos nossos alunos e adequar o que for preciso para trabalhar com os estudantes com necessidades especiais. Queremos oferecer atividades e oficinas que despertem o interesse e enriquecimento das crianças, assim trazendo o desenvolvimento manual e cognitivo”, afirma a titular Valéria Kovac.
Ferraz possui 283 alunos com vários tipos de deficiência e o Conselho da Criança com Deficiência retomou suas atividades em agosto de 2016, promovendo ações e debates sobre a acessibilidade e estratégias que podem melhorar o ensino do deficiente na cidade.
Segurança nas escolas
Na última sexta-feira (17 de fevereiro), representantes da Secretaria de Educação e da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, se reuniram com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Cléverson Ramos, para discutir sobre a segurança no entorno das unidades de ensino da cidade.
Além de se colocarem a total disposição e reforçar o elo entre as pastas e a GCM, o encontro serviu para salientar a importância da sinalização perto das escolas, bem como a discussão sobre melhorar a acessibilidade nas calçadas.
TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz