Balanço 2022 da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana

Neste ano de 2022, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana primou pela conscientização, segurança e vida dos pedestres e condutores com o lema “Sua Vida Vale Muito”, realizando diversas ações voltadas para a temática em questão.
No mês de janeiro e fevereiro, a pasta dedicou-se na fiscalização e regularização dos transportes escolares por meio de uma vistoria, via Drive-Thru, no qual 148 vans (equivalente a 90% da frota ferrazense) foram consideradas aptas para conduzir as crianças. No segundo mês do ano, teve o início da prestação de serviço da concessionária de transporte coletivo em Ferraz. Antes do início dos trabalhos, os ônibus foram vistoriados pelos agentes da pasta.
Os meses de março e abril foram dedicados para a vistoria e regularização dos táxis do município. Devido ao excelente serviço com as vans escolares, o sistema de Drive-Thru foi repetido com êxito. Dos 185 veículos da frota, 170 foram renovados e os demais (por motivos diversos) foram notificados e orientados a regularizar sua documentação. Vale salientar que neste período foi implantado o Programa Unilivre que concede aos estudantes universitários da cidade passagem gratuita até as unidades escolares (públicas ou privadas).
Paralelo a estas ações supracitadas, a secretaria potencializou o serviço de zeladoria, pinturas e sinalizações nos quatro primeiros meses do ano, bem como a limpeza e restauração dos pontos de ônibus e pintura de lombadas, faixas de pedestres e vagas preferenciais. Os agentes de trânsito também passaram por uma reciclagem e curso de primeiros socorros.
O mês de maio foi marcado pela campanha “Maio Amarelo”, no qual toda a equipe se empenhou para uma melhor interação entre agentes de trânsito, pais e crianças. Dentre as ações adotadas, houve Blitzs educativa em várias vias da cidade, a entrega de material impresso, distribuição de jogos de tabuleiro com Lei de Trânsito e material didático para crianças. A Praça dos Trabalhadores, no Centro de Convenções, foi palco de uma grande experiência para o público infantil: o “Mini Circuito Infantil de Trânsito”, que proporcionou aos pequenos a experiência de conduzir um veículo como gente grande, mas respaldado pelas Leis de Trânsito.
Os meses de junho, julho e agosto foram marcados pelos trabalhos de sinalização nas vias públicas, recuperação de placas viárias e manutenção de semáforos da cidade. Os agentes estiveram presente em eventos realizados pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio das suas pastas, garantido um suporte e segurança para todos. Em agosto, a Central Integrada de Monitoramento Ferrazense (CIMF), o Monitora Ferraz, passou a funcionar na cidade com a presença de agentes de Trânsito na composição da equipe.
No mês de setembro, a Semana Nacional de Trânsito invadiu as ruas da cidade de Ferraz de Vasconcelos conscientizando aos condutores de veículos sobre o respeito e cuidado com os pedestres, sobretudo na faixa. Uma campanha foi elaborada para conscientizar os pedestres na travessia segura, entre ruas e avenidas, por meio da faixa.
No mês de outubro uma força-tarefa foi montada para garantir a fluidez do trânsito nos festejos de aniversário da cidade de Ferraz de Vasconcelos e a Festa Nordestina. Não foram registrados problemas no trânsito neste período.
Novembro e dezembro a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana garantiu toda assistência dos serviços de zeladoria e manutenção nas vias públicas do município, bem como os festejos natalinos com que tiveram grande participação popular.

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.
Foto: Secom Ferraz.