Carlos Eduardo é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Ferraz de Vasconcelos

Carlos Eduardo é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Ferraz de Vasconcelos

O polo exclusivo da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos iniciou as atividades nesta segunda-feira (17). O primeiro a receber a dose do imunizante foi Carlos Eduardo, de 11 anos, morador da Vila São Paulo. Ele estava ansioso à espera da vacina que começou a ser aplicada no polo exclusivo situado na Igreja Nossa Senhora da Paz. E quem aplicou a dose foi a enfermeira Alaíde da Cunha – a primeira a receber a vacina na cidade. O estudante está inserido neste primeiro grupo que contempla as crianças com comorbidades e deficientes (PCD), incluindo autistas. As outras faixas etárias serão liberadas à medida que as doses forem enviadas ao município.

A Secretaria de Saúde lembra que a criança deve ter um intervalo de 14 dias entre as vacinas de rotina (que já constam do esquema vacinal de outras doenças) e que deverá recebe um reforço do imunizante contra a Covid-19 em 56 dias.

A cidade recebeu 1.120 doses do imunizante Pfizer com dosagem específica para crianças. Como este é um grupo considerado de risco e, por isso, prioritário, é requisitado laudo médico para comprovar a comorbidade ou deficiência ou receita médica (que tenha até 6 meses de validade).

O polo de vacinação está aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas (para cadastro) e atendimento até às 17 horas. Ressalta-se que ele é destinado exclusivamente para as crianças. As doses da Covid-19 estão sendo realizadas nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ferraz de Vasconcelos das 8 às 15 horas.

Para a vacinação infantil é recomendado que seja feito o cadastro da criança no site do governo do Estado (vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento. Para isso é imprescindível que o menor tenha o número do CPF. No entanto, ressalta-se que as crianças que não têm CPF também podem se vacinar, basta apresentar o Cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de endereço.

Vale lembrar que as crianças devem ir acompanhadas dos pais. No caso de não estarem com responsáveis, é preciso levar assinado um termo de responsabilidade que é oferecido nas UBSs ou no site da Prefeitura (ferrazdevasconcelos.sp.gv.br), e uma cópia ou foto do documento de quem assinou a autorização.

A Igreja Nossa Senhora da Paz está localizada na Rua Getúlio Vargas, 200, Centro.


Texto: Sandra Paulino 
– MTB: 46.572/SP/SeCom Ferraz.

Foto: Secom