Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas em Ferraz

Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas em Ferraz

O mês de dezembro é marcado pela grande quantidade de chuva em todo o Estado de São Paulo. Dessa forma, a Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos alerta a população sobre a possibilidade de temporais nesses próximos dias. A previsão é que o acumulado possa chegar até 45 milímetros.

Além disso, a meteorologia também aponta a possibilidade de as chuvas serem acompanhadas por ventos fortes e raios. De acordo com o alerta, é importante que os munícipes evitem locais com riscos de deslizamentos, enchentes, desabamentos, alagamentos e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

O coordenador do órgão, Osvaldo Xisto, explica que o piscinão, instalado na Vila Romanopolis, tem dado conta no controle das enchentes no município. “O piscinão recebe a água dos bairros via tubulações que é dispersada de forma gradativa, e dessa forma, tem dado muita garantia e segurança de não termos enchente no centro da cidade. Mesmo assim, não queremos deixar a população preocupada, mas existem alguns pontos do município mais propícios ao acúmulo de chuvas e devemos ficar em alerta”, afirma.

Cabe destacar que neste ano foi realizada a limpeza de córregos em diversos bairros da cidade, facilitando assim o controle das chuvas. O coordenador também pede para que os moradores contribuíam com a limpeza das ruas e não descartem os resíduos em córregos e bueiros.

“Essa é uma atitude que faz muita diferença para o desenvolvimento urbano ferrazense. Caso o morador não tenha um lugar específico para fazer o descarte, é recomendado que o lixo seja deixado em lugar seguro para que a equipe da coleta de lixo realize o serviço da forma apropriada”, afirma.

Nesse sentido, a Defesa Civil destacou algumas dicas de segurança neste período chuvoso: não tente ultrapassar grandes volumes de água com o carro, procure um lugar seguro em situação de enchente, não passe trote para o telefone da Defesa Civil, fique atento com queda de árvore e fios de energia e não tenha contato com energia elétrica no momento dos relâmpagos.

Em caso de urgência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 4676-1947 ou 95310-2217, que estará de plantão e atenderá os moradores.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto:  Secom Ferraz