Educação lança projeto de combate ao bullying na rede municipal

Educação lança projeto de combate ao bullying na rede municipal

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos lançou nesta segunda-feira (1) o projeto Combate ao Bullying 2024 na rede municipal de ensino. O primeiro encontro ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio, e durante essa semana haverá palestras educativas em outras unidades.

Nesse ano, a proposta será com ações práticas e dinâmicas, a própria vivência e análise dos alunos será fundamental para explorar o bullying em suas rotinas e como ter sensibilidade a fim de lidar com essa questão. Os conteúdos serão ministrados pelo orientador socioeducacional, Leonardo Ribeiro, e atenderá as turmas do ensino fundamental anos finais, de 11 a 14 anos.

O profissional explica que trabalhar a cultura de paz nas escolas sempre foi necessário, de acordo com a Lei 14.811/2024 que criminaliza o bullying como ação individual ou em grupo, mediante violência física ou psicológica.

“Vamos trabalhar a questão da vivência e explorar a escola em um contexto grupal. Dessa forma, alunos e professores estarão unidos em uma dinâmica e, consequentemente, a família e a comunidade também estarão conectadas no processo”, pontua o orientador.

Para a titular da pasta, Paula Trevizolli, o projeto Combate ao Bullying fortalecerá a autonomia e protagonismo desse jovem. “O aluno precisa da autoanálise para observar quais são as possibilidades de ajudar a comunidade em um todo”, destaca.

 

 

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.