Educação promove debate sobre consumo de energia elétrica em Ferraz

Educação promove debate sobre consumo de energia elétrica em Ferraz

Com o objetivo de promover o consumo consciente de energia elétrica, aproximadamente cem profissionais da Educação ferrazense participaram nos dias 23 e 24 de fevereiro, das capacitações do Projeto Procel, da EDP Bandeirante. As ministrações foram realizadas no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque São Francisco e os participantes receberam kits de jogos e materiais alusivos à atividade para que o aprendizado seja repassado aos alunos nas escolas municipais.
Entre os presentes estavam quatro professores e um coordenador pedagógico de cada escola. Na ocasião, 20 unidades de ensino fundamental I e II enviaram seus representantes para aprender um pouco mais sobre a forma correta de se consumir energia elétrica com o representante da EDP, Valter Ebran. O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, parabenizou a iniciativa dos organizadores do evento.
A partir das capacitações, um trabalho começará a ser desenvolvido nas escolas. Os professores passarão aos estudantes estratégias simples que podem ser aplicadas no dia a dia para diminuir o consumo de energia. Como forma de avaliação do desempenho do aluno, uma conta de luz será solicitada a ele no começo do processo, e ao final haverá a comparação dos valores em uma conta atual.
Também está incluído no projeto que as crianças visitem um caminhão que serve como laboratório de energia, mas a data para que o veículo esteja na cidade ainda não foi firmada. O próximo encontro dos profissionais, tanto professores como coordenadores, com o representante Valter Ebran, será em outubro, onde receberão um certificado de 30 horas.
O técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Ferraz, Reginaldo da Silva Oliveira, acompanhou os trabalhos e explicou sobre a parceria com a empresa. “Nós temos essa relação de aprendizagem com a EDP Bandeirante já faz alguns anos, e eles ainda continuam conosco por causa dos bons resultados que a cidade conseguiu apresentar em outras ações”, afirmou.
Ainda segundo Reginaldo, é imprescindível que essas capacitações aconteçam, pois, as crianças são nosso futuro, por isso, elas devem ser conscientes. “Esperamos que os alunos mudem de hábito em relação ao consumo de energia elétrica. O estudante consciente trabalha para melhorar o avanço da preservação do meio ambiente, assim, preparando o planeta para as futuras gerações”, concluiu Oliveira.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Secom Ferraz