Ferraz de Vasconcelos terá Censo Odontológico

Ferraz de Vasconcelos terá Censo Odontológico

A cidade de Ferraz de Vasconcelos foi uma das escolhidas pelo Ministério da Saúde para realizar o Censo Odontológico. O levantamento será feito especificamente no bairro Vila Margarida, com famílias que serão selecionadas para participar do projeto. A ação começará a partir de segunda-feira, 16, com a visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que farão o primeiro contato com os participantes.

Este projeto tem como objetivo fazer o levantamento das condições de saúde bucal da população para nortear a elaboração de políticas públicas voltadas a esta área.

O censo acontecerá em três fases. No primeiro será feito o levantamento da área com determinação das casas possíveis de serem visitadas. Na segunda fase, será a seleção das casas e esclarecimentos e, por fim, a avaliação bucal.

De acordo com a Secretaria de Saúde serão avaliadas pessoas com idades de 5, 12, 15 a 19, 35 a 44 e de 65 a 74 anos.

Vale salientar que toda a equipe da Saúde que fará este trabalhado estará devidamente identificada  com avental e crachás.

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal se baseia na busca ativa: a equipe de campo vai até a casa das pessoas para fazer a avaliação bucal. No total, serão examinados 50,8 mil moradores de 422 municípios (a maior amostra entre todos os levantamentos já feitos). A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e, inicialmente, estava prevista para ser realizada em 2020, mas precisou ser adiada em decorrência da pandemia de Covid-19.

 

Texto: Sandra Paulino – MTB: 46.572/SP/SeCom Ferraz.

Foto: Maxson Rodrigues – Secom Ferraz