A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, promoveu nesta terça-feira (21 de fevereiro), uma reunião com os professores readaptados da rede municipal de ensino. O encontro teve como objetivo valorizar o professor que está de licença do exercício ou afastado por atestado médico, além de planejar o remanejamento desses profissionais para outras funções nas esferas da educação ferrazense. Na ocasião estavam presentes professores, inspetores, faxineiros e merendeiros.
Em um papo descontraído para abertura da reunião, a titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, agradeceu os presentes e disse que os professores são os braços direito dos diretores nas escolas, sendo assim são extremamente importantes para a Educação. “É uma alegria tê-los aqui. Vocês não sabem o quanto são importantes para nós. Precisamos de profissionais como vocês para mudar a educação, por isso peço essa ajuda”, afirmou a secretária.
Ferraz possui 113 profissionais da Educação readaptados, e em breve, alguns deles poderão ser colocados em funções nas bibliotecas municipais, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e ainda no Centro de Integração à Cidadania (CIC). Aproximadamente vinte professores readaptados já desenvolvem atividades nos conselhos municipais.
Segundo o técnico pedagógico da Secretaria de Educação, Reginaldo da Silva Oliveira, que ministrou uma palestra com o tema “Resgatando o profissional readaptado da educação”, nenhuma cidade do Alto Tietê realiza o resgate desses profissionais, e afirmou que este trabalho é essencial, pois ajuda na autoestima do professor e ainda pode gerar lucro de forma indireta ao município. “Quando o professor está bem, quando é valorizado e tem sua autoestima lá em cima, ele apresenta menos atestados, e isso é revertido para o município e ajuda até na arrecadação. Essa valorização também reflete no aprendizado da criança e do jovem”, explicou.
TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz