A equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos firmou uma nova parceria com o Via Rápida Emprego, que deve trazer para a cidade vários cursos gratuitos aos munícipes. A primeira capacitação será de Solda, com 60 vagas, com certificado e ministrado na carreta do Via Rápida por professores do Centro Paula Souza.
Os interessados já podem fazer inscrições por meio do site do Via Rápida SP, onde é pedido um cadastro e a confirmação de aceite no curso é recebida pelo candidato por telegrama. É necessário que o munícipe tenha mais de 16 anos e seja morador de Ferraz. O nível de vulnerabilidade social do ferrazense também é levado em conta na hora da aprovação.
A formação que durará três meses, ainda não tem data exata para ser iniciada e a carreta do Via Rápida ficará estacionada na Praça dos Trabalhadores. A ação não terá custo nenhum para a Prefeitura Municipal.
De acordo com o titular da pasta, Pedro Elias Bou Assi, a intenção é trazer a infinidade de cursos que o programa oferece, para a cidade, pois a oportunidade pode abrir portas de emprego para quem se formar. “Já é uma vitória termos trazido o curso de Solda, o próximo que pretendemos ministrar é o de Pintura. Assim que o curso terminar, vamos promover uma palestra em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para incentivar também o empreendedorismo. É uma iniciativa que complementa a outra”, afirmou o secretário.
Reunião com o Sebrae
Na manhã desta segunda-feira (27 de março), a equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SP) se reuniu com o prefeito de Ferraz, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, e com o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Elias Bou Assi, para renovar os laços entre as partes.
O diretor regional Sebrae SP, Sérgio Ricardo Gromik, o consultor jurídico, João Carlos Loureiro Gomes, e o gestor do posto fixo do Sebrae na cidade, Márcio Barbosa, trouxeram a boa notícia que Ferraz tem sido referência na região do Alto Tietê, visto que apenas nos três primeiros meses deste ano, o Sebrae do município já realizou 571 atendimentos, comparado ao ano passado no mesmo período, tinha sido 136 consultas.
Outra novidade, é que de acordo com Gromik, a unidade móvel do Sebrae que está frequentemente na cidade, é a que também faz mais atendimentos na região.
Além, disso, a equipe agradeceu ao prefeito pelo apoio para com o Sebrae e colocou-se à disposição do Poder Executivo, o que também foi recíproco por parte do prefeito Zé Biruta.
O posto fixo do Sebrae na cidade fica dentro da Associação Comercial de Ferraz, que fica localizada na Rua Bruno Altafin, 26, Sítio Paredão.
TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz