Ferraz promove Semana da Consciência Negra

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá a 21ª Semana da Consciência Negra com a participação de Organizações Não Governamentais (ONG). O evento ocorrerá de 17 a 27 de novembro e contará com palestras, roda de Mulheres Negras, apresentações artísticas, premiação honorífica, dentre outros.

O evento tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre a comunidade negra e o combate ao preconceito e discriminação racial. Vale salientar a importância da troca de experiências e a conscientização das futuras gerações contra o racismo velado.

A titular da pasta, Rosemeire Crossi, destaca a relevância do evento para a sociedade ferrazense. “A programação da 21ª Semana da Consciência Negra em Ferraz de Vasconcelos foi preparada com a participação de diversas ONGs que lutam por um país sem preconceitos. Temos que fazer a nossa parte, por isso, convido todos os munícipes para abraçar esta causa e juntos fazermos a diferença”, disse a secretária.

Para mais informações sobre o evento, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 4679-5728.

Segue abaixo a programação da 21ª Semana da Consciência Negra:

Dia 17 – quarta-feira

Casa de Cultura Raízes

Abertura com o produtor cultural Renato Gama

Tema: A importância dos espaços de cultura afro nas periferias

Apresentação Cultural: Companhia de Dança Afro Oju Orun

Exposição Raízes: Nosso Quilombo tem história

Dia 18 – quinta-feira

OGBAN – Associação Afro-brasileira

Medalha Nelson Mandela – Personalidades que trabalham por Políticas Públicas para a população negra

Local: Anfiteatro do Paço Municipal – Avenida Rui Barbosa, 295, Vila Romanópolis.

Dia 19 – sexta-feira

Casa de Cultura Raízes

Roda de Mulheres Negras

Tema: A importância dos movimentos sociais no processo de empoderamento das mulheres negras

Palestrantes: Kelly Batista e Izabele Almeida Silva

Dia 20 e 21 – sábado e domingo

ONG NIAD

Evento: Quintal da NIAD

Tema: Empoderamento Feminino por Meio de Gestão de Negócios

Palestrante: Ednuza Ribeiro

Apresentação Cultural: Grupo de Dança Africana Odara, feira de artesanato Meninas do Rosário e Banda Catinguelê

Local: Rua Gauianazes, 35, Santo Antônio.

Horário: 11 às 19 horas

Dia 21 – domingo

INAEC

Encontro Criando Consciência

Palestrante: Frei Davi

Local: Estrada Stella Mazzuca, 700 – Sobre Loja

Dia 27 – quarta-feira

Tema: Os efeitos do racismo na infância e na adolescência e os caminhos para uma educação antirracista

Palestrantes: Evaristo Santos Pinto, Antônio Bernardo

Apresentação Cultural: Stúdio de Dança Tamires Amirah, Capoeira, Samba, Projeto Corpo em Equilíbrio e Apresentação Circense

Horário: a partir das 13h30

Texto: Junior dos Anjos – MTB: 84403/SP/Secom Ferraz.

Foto: Jonathan Andrade – Secom Ferraz.