Fique atento às dicas de segurança da GCM de Ferraz de Vasconcelos para as compras de final de ano

Fique atento às dicas de segurança da GCM de Ferraz de Vasconcelos para as compras de final de ano

Com a proximidade das festas de final de ano há uma intensificação na circulação de pessoas nas regiões centrais. Isso gera um cenário propício para a ação de criminosos. Pensando em orientar a população, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos elaborou algumas dicas de conduta.

Para reforçar a segurança na cidade está em ação desde o dia 1º de dezembro a “Operação Natal” que ocorre de maneira conjunta entre a GCM, agentes de Trânsito e as polícias civil e militar. O comandante da corporação, Cleverson Ramos, elencou algumas dicas para que as pessoas fiquem atentas e consigam se proteger melhor.

Uma das principais medidas é ter atenção ao andar pela rua e evitar se distrair usando o celular. “Fique atento a todos à sua volta e, se perceber alguma atitude suspeita ou mesmo a aproximação de estranhos, entre no comércio mais próximo e avise a Polícia Militar ou os agentes da GCM”, descreveu Ramos.

Outra dica importante é desconfiar de esbarrões, empurrões, cotoveladas ou aglomerações que podem ser iscas dos bandidos. Ao sair de casa evite usar jóias e relógios que possam chamar a atenção, escolha bolsas pequenas e deixe-as à frente de seu corpo e separe o dinheiro entre os bolsos e evite sair com grandes quantias.

O comandante frisa que, em caso de assalto, não reaja. “Mantenha a calma e evite contato visual com o bandido. Isso vai fazer com que a ação seja rápida e o desfecho não comprometa a sua vida”. Ramos pede também pede que a população registre a ocorrência para que o caso seja investigado e colabora para que haja um mapeamento das situações e localidades com maior incidência.

Texto: Sandra Paulino – MTB: 46.572/SP/SeCom Ferraz.

Foto: Jonathan Andrade – Secom