A Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos já começou a dar andamento nos trabalhos da pasta. Na tarde de quinta-feira (5 de janeiro) o secretário, Pedro Elias Bou Assi, participou de uma reunião realizada na Associação Comercial e Industrial de Ferraz (Acifv), no Centro, com representantes do órgão e membros do Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas (Sebrae).
O objetivo do encontro foi discutir assuntos pendentes da antiga gestão e ainda debater estratégias para o crescimento industrial e comercial da cidade. Ainda segundo o titular da pasta, estreitar os laços entre poder público, Sebrae e comerciantes de Ferraz também foi um dos alvos das discussões.
Representando o Sebrae-SP, estavam o consultor, João Carlos Loureiro Gomes e o diretor regional, Sérgio Ricardo Gromik, além do presidente da Acifv, Samuel Moreira, e o diretor de Indústria e Comércio de Ferraz, Raimundo Pereira Batista, o Raimundinho.
De acordo com o secretário Pedro Bou Assi, um dos principais pontos da reunião foi tomar pé da situação de indústrias da cidade que não possuem escritura, o que não permite a atividade plena da empresa. “Nós, junto ao prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), queremos ver o polo industrial de Ferraz crescendo. Para isso é necessário a regularização completa das empresas do município e é exatamente isso que estamos estudando”, afirma.
Ainda no encontro, a elaboração de medidas para a fomentação do comércio local também foram colocadas, e segundo o secretário, serão lapidadas para serem implantadas em breve. “Encontramos na Secretaria de Indústria e Comércio uma situação de inércia industrial e comercial na cidade, e isso fez com que estas áreas parassem de crescer. Vamos mudar isso, como determinou o prefeito Zé Biruta. Trazer desenvolvimento, mão de obra e tornar as relações mais próximas são nossos objetivos”, explica.
Acessa São Paulo
Outra medida que a Secretaria de Indústria e Comércio de Ferraz tem estudado é a instalação de mais pontos do programa Acessa São Paulo. O projeto está sendo elaborado levando em consideração os locais da cidade que possuem maior carência de acesso a internet.
Hoje, Ferraz possui três pontos do Acesso São Paulo: no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Rua Francisco Sperandio s/n°, no Kemel; no Centro de Integração À Cidadania (CIC), na Avenida Américo Truffeli, n° 60, no Parque São Francisco; e na Biblioteca Municipal José Andere, na Rua Sud Menucci, nº 203, na Vila Romanópolis.
TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Miguel Leite.