Juramento à bandeira reúne 500 jovens em Ferraz

A 15ª Junta Militar da 4ª Circunscrição de Serviço Militar da 2ª Delegacia do Ministério da Defesa de Ferraz de Vasconcelos realizou na manhã de quarta-feira (31 de maio), a cerimônia de juramento à bandeira com aproximadamente 500 jovens dispensados do serviço militar neste ano, da classe de 1999 e anteriores. A solenidade ocorreu no Ginásio Municipal Marcílio Guerra, no Centro e reuniu autoridades políticas e militares.

O evento foi iniciado com a entrada das bandeiras pelo Tiro de Guerra de Suzano (02-081), seguida da execução dos hinos à bandeira e do município. Alguns dos presentes foram chamados para receber simbolicamente o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) das mãos das autoridades que compunham a mesa.

De acordo com o comandante do Tiro de Guerra de Suzano, o subtenente Assuíres da Silva Filho, os jovens têm papel importante agora dentro da nação brasileira. “A partir de hoje, além de assumirem um importante compromisso com a pátria, estes rapazes estão incluídos no chamado Excesso de Contingente, o que indica que eles estão na reserva do exército para uma possível convocação nacional até seus 45 anos”, explica o subcomandante. “A vida plena de cidadão destes jovens começa agora”, complementa.

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, empossado presidente da Junta Militar de Ferraz pela terceira vez no começo deste ano, agradeceu ao exército pelo trabalho prestado na cidade e ainda ressaltou a intenção de implantar um Tiro de Guerra na cidade. “Apesar da crítica situação do país, estes ferrazenses assumiram um imenso compromisso com o Brasil. É uma judiação ver tantos meninos sendo dispensados, por isso estudamos a possibilidade de trazer um Tiro de Guerra aqui para Ferraz”, destacou o prefeito.

Ainda na solenidade, o chefe do Executivo desejou boa sorte aos dispensados e disse ser uma honra estar mais uma vez em um juramento à bandeira. “Vivemos no melhor país do mundo, ele só está bagunçado, por isso valorizem este momento. Estou feliz de estar aqui e estimo boa sorte e parabéns a todos”, concluiu o prefeito Zé Biruta.

Estiveram presentes o secretário municipal Francisco Pereira de Brito (Juventude, Esporte e Lazer), os vereadores Hodirlei Martins Pereira, Cláudio Roberto Squizato e Renato Ramos de Souza. Além do secretário da Junta Militar de Ferraz, Clóvis Caetano, o secretário da Junta Militar de Poá, Marcelo Guedes e o subcomandante do Tiro de Guerra de Suzano, Márcio Bbiscaglia Vieira.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz