Mais de 500 professores são capacitados em Ferraz

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos encerrou o primeiro ciclo de formação para os professores da rede municipal de ensino. Discussões, palestras e atividades foram desenvolvidas com os docentes nos meses de abril e maio, no anfiteatro da Prefeitura Municipal, e capacitou aproximadamente 520 educadores.

Os professores são divididos em pequenos grupos de acordo com a faixa etária dos alunos de cada um. Para os educadores que trabalham com crianças que estão em fase de alfabetização (até o 2º ano), as discussões foram realizadas visando as práticas pedagógicas em salas de reflexões e sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), linguagem oral e escrita, matemática, entre outros.

Para os docentes que ministram para alunos do 4º e 5º ano, as tratativas foram em torno da produção textual, grandezas e medidas em matemática e ainda o debate de estratégias para o avanço da aprendizagem no currículo escolar municipal.

A partir das atividades realizadas com os educadores, as mesmas serão aplicadas em sala de aula, além de jogos que serão construídos com os próprios alunos. A utilização de livros didáticos recebidos no início do ano, também será uma ferramenta que os professores poderão desenvolver.

De acordo com a secretária da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, o objetivo dessa formação é alcançar os 11.634 estudantes distribuídos nas 22 escolas da rede municipal de ensino (1º ao 5º ano). “Estas formações fazem parte das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação 2014/2024 e são uma das prioridades da Secretaria de Educação, pois investir na capacitação do professor reflete na garantia dos direitos de aprendizagem do aluno”, afirmou a titular.

O próximo ciclo de formação começa no dia 7 de junho, sempre no período da manhã no anfiteatro do Paço Municipal e abordará Linguagem no Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano).

TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Secom Ferraz