Prefeitura de Ferraz debate políticas públicas para mulheres

Nesta quarta-feira (4), o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) deu início ao curso “Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas com Perspectivas de Gênero”, que tem como objetivo incentivar a construção de políticas públicas para mulheres no município. A ação tem apoio da Secretaria de Assuntos Jurídicos de Ferraz de Vasconcelos e contou com a participação da prefeita Priscila Gambale.

Durante a ocasião, as participantes puderam compartilhar suas opiniões sobre como gostariam de construir uma sociedade mais igualitária, e as temáticas “conhecimentos para empoderar”, “aprender para exigir”, “ampliar os saberes”, “troca de saberes” e “conhecimento e ação” foram debatidas de maneira coletiva.

Dessa forma, a intenção do curso, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é levar conhecimento para as conselheiras municipais contribuírem na implementação de políticas públicas voltadas ao combate da violência doméstica no município, oferecendo ferramentas teóricas, conceituais e técnicas para o exercício do controle social.

Segundo a prefeita Priscila Gambale, é necessário que parte dessas mudanças aconteça com políticas públicas eficazes para reverter esse cenário. “Já fiz parte do Conselho Municipal e sei a importância dessa luta, pois cada mulher tem uma história e precisamos trazer o que é de direito nosso. A Prefeitura está à disposição para auxiliar na causa, porque nosso governo é transparente e participativo”, destacou a chefe do Executivo.

Cabe destacar que a municipalidade já está buscando parceria junto ao governo do Estado para que seja criada uma Delegacia da Mulher na cidade. De acordo com a primeira secretária do CMDM, Raissa Maia, essa será uma grande vitória para a cidade e será mais um passo no combate às opressões de gênero.

“Vivemos numa sociedade patriarcal e machista em que a violência contra a mulher infelizmente é uma realidade, além de muitas outras questões enraizadas. E esse encontro vem exatamente com essa proposta, de disseminar os conhecimentos e informações sobre os processos, os meios e os desafios para a ampliação de políticas públicas para mulheres”, afirmou Raissa.

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Foto: Jonathan Andrade/Secom Ferraz.