Prefeitura de Ferraz e movimentos sociais articulam criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial

Pela primeira vez Ferraz de Vasconcelos se organiza para a criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial. Nesta quarta-feira, lideranças do movimento negro se reuniram com o assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Cidadania, Adriano Silva e a assessora de gabinete, Alessandra França. O encontro teve ainda a participação da vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, Cida Costa.

Representantes de diversas entidades atuantes participaram da reunião: Juliana Delfino, Casa de Cultura Raízes; Izabele Almeida, advogada – voluntária do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Vera Fênix, Instituto Brasileiro de Floorball; Rosemary Monteiro, Associação Afro Ogban; Telma Paula, Grupo de Mulheres Sem Medo; Rosângela de Paula, cabeleireira, ativista social; Sérgio Rodrigues, Jornal Argumento e Evaristo dos Santos, Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo- AAFESP.

O grupo apresentou as demandas e destacou a necessidade da constituição de um Conselho de Igualdade Racial no Município de Ferraz de Vasconcelos. O próximo passo é o envio de um ofício com a formalização do pedido, viabilizando assim a realização das providências necessárias para a elaboração do Projeto de Lei para criação do órgão. A reunião foi um grande marco para a administração municipal atual que se comprometeu em imprimir todos os esforços necessários para tornar célere a consolidação desta parceria com as lideranças que lutam contra todo tipo de desigualdade, sobretudo, a racial.

Texto: Sandra Paulino – MTB: 46.572/SP/SeCom Ferraz.

Foto: Secom Ferraz