Prefeitura de Ferraz inaugura pomar escola de uvas e macieiras

Prefeitura de Ferraz inaugura pomar escola de uvas e macieiras

A manhã desta quarta-feira (20) começou emocionante com a inauguração do pomar escola de uvas e macieiras que leva o nome do agrônomo Luciano Poletti, responsável pela introdução da uva Itália no Brasil. O encontro ocorreu no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanopolis, com a presença da prefeita Priscila Gambale, autoridades municipais e convidados.

O grande destaque foi a participação dos familiares de Poletti, as netas Luciana e Julia Poletti, e o bisneto, Rodolfo Poletti. “Estamos muito honrados em participar desse momento que celebra todo o trabalho e esforço do nosso avô durante anos. O amor que ele teve por Ferraz de Vasconcelos é admirável e sua contribuição para o desenvolvimento da cidade foi importantíssimo”, pontua Julia Poletti.

O pomar conta com 30 mudas frutíferas, de seis espécies diferentes, começando pelas uvas Isabel, Niagara Branca e Niagara Rosa. Em seguida, as mudas de maçãs já tomam conta do espaço, assim como as ameixas, pêssegos, figos da Índia e azeitonas.

A iniciativa tem como objetivo contar a história da cidade, com visitas gratuitas, atividades pedagógicas em parceria com as escolas, além de proporcionar treinamento para quem deseja conhecer o universo da plantação e viticultura.

As mudas foram doadas e plantadas pelo viticultor Sergio Semerdjian, que estará à frente das atividades educacionais e vai trazer toda sua experiência sobre o universo da viticultura. Com muito carinho, Sergio promove trabalhos educativos sobre o manejo da agricultura à moda tradicional europeia. Todo seu conhecimento sobre a tradição da fruticultura é compartilhado por todo o Brasil, com palestras, cursos e muito mais, além do seu canal da internet que, de forma gratuita, é referência para agricultores e entusiastas da viticultura, com mais de 20 milhões de acessos.

“Todo esse trabalho representa a história da agricultura familiar ferrazense, já que a cidade foi a primeira do Brasil a receber a uva Itália. Quero deixar registrado todo meu carinho e admiração pelo Sergio Semerdjian que, por muitos anos, dedica sua vida à viticultura local. Essa é mais uma grande parceria da municipalidade que trará, literalmente, bons frutos ao orgulho de ser ferrazense”, afirma Gambale.

Os alunos do 5° ano da Emeb Luciano Poletti levaram toda sua alegria com uma apresentação musical e declamaram: “Luciano Poletti, importante agrônomo, realizou muitos feitos e até virou patrono!”.

A escolha pelo Palácio da Uva não foi à toa, já que Poletti introduziu as mesmas variedades frutíferas em seu pomar na década de 1927 na casa em frente ao local, na Vila Romanopolis. “Fizemos uma réplica do que era o estudo do agrônomo Luciano Poletti há mais de 100 anos”, pontua Semerdjian.

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito, Daniel Balke, os secretários Adriano Dias Campos, Ana Rosa, Carlos Alexandre, Dom Souza, Ivan Santos, Jackson dos Santos, José Batista, Paula Trevizolli, Robson Xisto e Viviani Souza, de Assuntos Jurídicos, Cultura e Turismo, Relações Comunitárias e Favelas, Comunicação, Serviços Urbanos, Governo, Esporte e Lazer, Educação, Assistência Social e Administração, respectivamente. Os vereadores Álvaro Costa, Flávio Batista e Nicolas David, além da presença dos diretores da rede municipal e do Grupo BR Fanáticos por Parreiras.

 

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.