A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos recebeu oficialmente neste domingo (6 de agosto) a escultura “Alerta”, que decorará a entrada do Paço Municipal. A obra já havia sido posta no local, mas neste fim de semana o vice-prefeito da cidade, Karim El Nashar, inaugurou a instalação da escultura durante a 6ª edição do “Encontro de Veículos Antigos, Motos e off-roads”, do qual a administração municipal é parceira.
“Essa obra valoriza os artistas do nosso município e ainda enfeita o dia dos servidores e dos munícipes que passam pela Prefeitura todos os dias. Além disso, o significado dela nos causa impacto, trazendo a conscientização ambiental, que é uma preocupação que todos nós devemos ter”, disse El Nashar.
Os artistas plásticos José Antônio Ranalli e Eric Baxmann Carrupt, contam que a escultura foi feita exatamente para representar Ferraz em outra ocasião. “Em 2008 nó produzimos esta escultura em bambu e estopa para expor na 2ª Bienal do Alto Tietê. Agora, depois de muito trabalho e mais de um mês de produção, é um alívio que ela esteja exposta aqui na frente da Prefeitura”, afirma Carrupt.
A obra é composta por três peças: um tronco, um homem e uma mulher grávida. Já sobre o significado, Ranalli explica sobre cada detalhe. “O tronco tem vários desenhos, desde baixo até em cima, o que simboliza a evolução do nosso planeta e que demoramos para chegar onde estamos hoje. O homem está com um machado na mão, o que mostra que estamos destruindo nosso planeta de certa forma. Atrás, a mulher grávida, que inclusive é possível ver a criança dentro de sua barriga, pede para que o homem não continue com essa destruição, para que as próximas gerações possam ser salvas”, destacou.
Na ocasião, também estavam presentes o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Francisco Pereira de Brito, o chefe de gabinete da Prefeitura de Ferraz, João Saraiva, e o diretor da Secretaria Cultura e Turismo, Élio Tonalezzi.
TEXTO: Leticia Riente
FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz